13.5.13

Procurai Manifestar a Cristo


Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Mar. 12:30.
Vi que tudo o que divide as afeições ou tira do coração o supremo amor a Deus, ou impede que haja ilimitada e inteira confiança n´Ele, assume o caráter e toma a forma de um ídolo. Foi-me indicado o primeiro grande mandamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." Mat. 22:37. Não é permitida nenhuma separação entre nossas afeições e Deus. Nada deve dividir nosso supremo amor por Ele ou nosso deleite n´Ele. Vossa vontade, anseios, planos, desejos e prazeres precisam estar todos em sujeição.
Tendes algo a aprender: exaltar o senhor Deus em vosso coração, em vossa conversação, em todos os vossos atos; e então Jesus pode ensinar-vos e ajudar-vos, ao lançardes vossa rede do lado direito da embarcação, a levá-la para a praia cheia de peixes. Mas, sem a ajuda de Cristo no arremesso de vossa rede, talvez tenhais de labutar semanas, meses e anos sem ver muito fruto de vossa labuta. ...
Examinai-vos a vós mesmos. Provai cada motivo. ... Procurai manifestar a Cristo. Testimonies, vol. 1, págs. 436 e 437.
Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todo falso deus é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do Espírito de Cristo. Essa pessoa possui a fé que purifica a alma de contaminação. Está de conformidade com o espírito, e pensa nas coisas do Espírito. Não confia em si mesma. Cristo é tudo em todos. Recebe com mansidão a verdade que vai sendo continuamente revelada, e rende a Deus toda a glória, dizendo: "Deus no-las revelou pelo Seu Espírito." "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." I Cor. 2:10 e 12. Obreiros Evangélicos, pág. 287.
A voz que falou a Israel do Sinai, está falando nestes últimos dias a homens e mulheres, dizendo: "Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3. A lei de Deus foi escrita com Seu próprio dedo em tábuas de pedra, assim mostrando que ela não podia nunca ser mudada ou anulada. Deve ser conservada através dos séculos da eternidade, tão imutável como os princípios de Seu governo. Os homens assentaram a própria vontade contra a vontade de Deus, mas isto não Lhe pode silenciar as palavras de sabedoria e de ordem, embora eles ponham suas teorias especulativas em oposição aos ensinos da revelação, e exaltem a sabedoria humana acima de um claro "Assim diz o Senhor". Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 248.
O espírito de mundanidade pode contaminar a muitos e controlar alguns; a causa de Deus pode conservar sua posição unicamente mediante grande esforço e contínuo sacrifício; mas no final a verdade triunfará gloriosamente. Profetas e Reis, pág. 186.
Não Ter Outros Deuses
Não terás outros deuses diante de Mim. Êxo. 20:3.
Cristo deu Sua vida para que todos os que o quisessem pudessem ser libertados do pecado e reintegrados no favor do Criador.
Foi a antecipação de um Universo redimido e santo que levou Cristo a fazer esse grande sacrifício. ... Somos seguidores de Deus como filhos amados, ou somos servos do príncipe das trevas? Somos adoradores de Jeová, ou de Baal? do Deus vivo, ou dos ídolos?
Talvez não haja relicários visíveis por fora, e nenhuma imagem sobre a qual incida o olhar; contudo, podemos estar praticando a idolatria. É tão fácil fazer um ídolo de idéias ou objetos acariciados como formar deuses de madeira ou de pedra. Milhares têm um falso conceito de Deus e Seus atributos. Eles estão servindo tão verdadeiramente a um falso deus como o faziam os servos de Baal. Estamos adorando o Deus verdadeiro segundo é revelado em Sua Palavra, em Cristo e na Natureza, ou adoramos algum ídolo filosófico entronizado em Seu lugar? Deus é um Deus de verdade. Justiça e misericórdia são os atributos de Seu trono. Ele é um Deus de amor, de piedade e de terna compaixão. Assim é Ele representado em Seu Filho, nosso Salvador. Ele é um Deus de paciência e longanimidade. Se este é o ser a quem adoramos e cujo caráter procuramos assimilar, estamos adorando o Deus verdadeiro.
Se estamos seguindo a Cristo, os Seus méritos, imputados a nós, ascendem ao Pai como aroma suave. E as virtudes do caráter de nosso Salvador, implantadas em nosso coração, difundirão preciosa fragrância ao nosso redor. O espírito de amor, mansidão e clemência que impregna nossa vida terá poder para abrandar e sensibilizar corações e conquistar para Cristo ferrenhos opositores da fé.
"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros." Filip. 2:3 e 4.
Vanglória e ambição egoísta constituem o rochedo no qual afundaram muitas pessoas e muitas igrejas se tornaram ineficazes. Aqueles que menos entendem de devoção, que menos estão ligados a Deus, são os que mais ansiosamente buscam o lugar mais elevado. Eles não têm noção de suas fraquezas e deficiências de caráter. ... A pessoa que olha continuamente para Jesus verá o Seu abnegado amor e profunda humildade, e seguirá o Seu exemplo. O coração precisa ser purificado de todo orgulho, ambição, falsidade, ódio e egoísmo. Em muitas pessoas, esses maus traços são parcialmente subjugados, mas não completamente desarraigados do coração. Em circunstâncias favoráveis, tornam a brotar e se transformam em rebelião contra Deus. Isso constitui um terrível perigo. Poupar algum pecado é acalentar um inimigo que só está à espera de um momento de descuido para causar a nossa ruína. ... A graça divina é nossa única esperança. Testimonies, vol. 5, págs. 173-175.
Honra Para os que Honram a Deus
Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Rom. 6:16.
Quando por muito tempo se permitiu que a mente só se demorasse em coisas terrenas, é difícil mudar os hábitos de pensamento. Aquilo que os olhos vêem e os ouvidos ouvem com demasiada frequência atrai a atenção e absorve o interesse. Se, porém, queremos entrar na cidade de Deus, e contemplar a Jesus em Sua glória, precisamos acostumar-nos a contemplá-Lo com o olhar da fé nesta vida. As palavras e o caráter de Cristo devem ser frequentemente o assunto de nossos pensamentos e de nossa conversação; e cada dia algum tempo deve ser dedicado especialmente a oração e meditação sobre esses assuntos sagrados.
A santificação é uma obra diária. Ninguém se engane com a crença de que Deus o perdoará e abençoará enquanto está calcando aos pés um de Seus requisitos. O cometimento intencional de um pecado conhecido silencia a voz testemunhadora do espírito e separa a pessoa de Deus. Quaisquer que sejam os êxtases do sentimento religioso, Jesus não pode habitar no coração que menospreza a lei divina. Deus só honrará os que O honram.
"Daquele a quem vos ofereceis como servos para  obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos." Rom. 6:16. Se condescendemos com a ira, concupiscência, cobiça, ódio, egoísmo, ou qualquer outro pecado, tornamo-nos servos do pecado. "Ninguém pode servir a dois senhores." Mat. 6:24. Se servimos ao pecado, não podemos servir a Cristo. O cristão sentirá as instigações do pecado, pois a carne milita contra o Espírito; mas o Espírito milita contra a carne, mantendo uma luta constante. É aí que a ajuda de Cristo é necessária. A fraqueza humana une-se à força divina, e a fé exclama: "Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo!" I Cor. 15:57.
Se queremos desenvolver um caráter que Deus possa aceitar, precisamos formar hábitos corretos em nossa vida religiosa. A oração diária é tão essencial ao crescimento na graça e mesmo à própria vida espiritual, como o alimento temporal para o bem-estar físico. Devemos acostumar-nos a elevar muitas vezes os pensamentos a Deus em oração. Se a mente vagueia, precisamos trazê-la de volta; por perseverante esforço, o hábito finalmente tornará isso fácil. Não podemos por um só momento separar-nos de Cristo com segurança. Podemos ter Sua presença para acompanhar-nos a cada passo, mas somente se observarmos as condições que Ele mesmo estabeleceu.
A religião deve tornar-se a grande ocupação da vida. Tudo o mais deve estar subordinado. Todas as nossas faculdades da mente, corpo e espírito precisam estar empenhadas na peleja cristã. Precisamos olhar para Cristo a fim de obter força e graça, e alcançaremos a vitória tão seguramente como Cristo o fez por nós. Review and Herald, 15 de novembro de 1887.
Obedecer à Lei de Deus
Pois, que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que O invocamos? E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que eu hoje vos proponho? Deut. 4:7 e 8.
Quanto aos Seus mandamentos, Deus declarou, por intermédio de Moisés, a Seu povo: "Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos." ... Deut. 4:6.
A preciosa instrução que o Senhor deu a Seu povo do Monte Sinai foi-lhes relatada durante todas as suas vagueações no deserto e repetida por eles onde quer que se acampassem. Deus queria que eles dessem às nações circunvizinhas uma representação dEle e de Sua lei, pelas palavras que falassem e por uma variedade de outras maneiras. Em muitas ocasiões, ao se encontrarem com pessoas que não conheciam a Deus, eles exaltavam o seu Líder como um grande e santo Ser a quem todos sempre deviam honrar, respeitar e reverenciar. ...
As nações circunvizinhas deviam familiarizar-se com os elevados princípios dados por Deus, que os dirigentes estavam ensinando o povo a observar. Então, em vez de desmerecer o povo instruído dessa maneira, elas considerariam a observância dessas leis como prova de que esse povo era de fato especialmente abençoado entre as nações.
Outra notável manifestação para as nações ao redor era a ordem perfeita observada no acampamento dos israelitas. Elas podiam ver a nuvem pairando sobre o lugar em que seria armado o tabernáculo; observavam os sacerdotes e outros agentes designados tratando de sua obra especial, cada qual desempenhando a parte que lhe foi atribuída na obra de preparar o acampamento para a noite. Ninguém fazia o que alguma outra pessoa devia fazer. Quem quer que tentasse realizar a obra de outro homem sofreria a pena de morte. Cada um cuidava de seu dever especial. No levantamento do tabernáculo, uma parte ajustou-se a outra parte, e a casa do Senhor foi estabelecida com admirável precisão. Não era proferida nenhuma palavra nem dada ordem alguma, exceto pela pessoa encarregada. Ninguém ficava confuso; tudo era montado de acordo com o modelo mostrado a Moisés no monte.
Tudo que se relacionava com a instalação do acampamento era uma lição prática para as crianças, instruindo-as em hábitos de precisão, esmero e ordem. Requeria-se que as crianças com idade suficiente aprendessem a armar as tendas em que viviam e a observar perfeita ordem em tudo o que faziam. ... Elas obtinham constantemente instruções no tocante às coisas celestiais. Constantemente os pais explicavam aos filhos por que os israelitas estavam viajando no deserto; por que foi dada a lei no Sinai; e o que esperavam fazer e ser quando chegassem à Terra Prometida. Manuscrito 152, 1901.

Sem comentários: