26.11.10

A Igreja Militante

Algumas pessoas parecem pensar que ao entrar na igreja ser-lhes-ão cumpridas as expectativas, e só encontrarão os que são puros e perfeitos. São zelosas na fé, e ao verem faltas nos membros da igreja, dizem: "Abandonamos o mundo para não nos associarmos com pessoas de mau caráter, mas aqui também está o mal"; e perguntam, como os servos da parábola: "Por que tem, então joio?" Mat. 13:27. Mas não precisamos ficar assim desapontados, pois o Senhor não nos autorizou a chegar à conclusão de que a igreja é perfeita; e todo o nosso zelo não terá êxito em tornar a igreja militante tão pura como a igreja triunfante. O Senhor nos proíbe proceder de qualquer maneira violenta contra aqueles que julgamos estarem em erro, e não devemos espalhar excomunhões e denúncias contra os que estão em falta.
O homem finito é propenso a julgar mal o caráter, mas Deus não deixou a obra de julgar e de fazer pronunciamentos sobre o caráter com aqueles que para isto não estão preparados. Não devemos dizer o que constitui o trigo e o que constitui o joio. O tempo da colheita determinará completamente o caráter das duas classes especificadas sob a figura de joio e de trigo. A obra de separação é dada aos anjos de Deus, e não entregue nas mãos de qualquer homem.
A falsa doutrina é uma das influências satânicas que atua na igreja, e para ela traz aqueles cujo coração não está convertido. Os homens não obedecem às palavras de Jesus Cristo, buscando assim a unidade na fé, no espírito e na doutrina. Não pelejam pela unidade do espírito pela qual Cristo orou e que tornaria o testemunho dos discípulos de Cristo eficiente em convencer o mundo de que Deus enviara Seu Filho ao mundo, "para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16. Se entre os filhos de Deus houvesse a união por que Cristo orou, dariam eles um testemunho vivo, e irradiariam resplendente luz que brilhasse entre as trevas morais do mundo.
A Satanás é Permitido TentarEm vez da unidade que devia existir entre os crentes, há desunião; pois a Satanás é permitido entrar e pelos seus enganos e ilusões leva ele, os que de Cristo não estão aprendendo a mansidão e humildade de coração, a seguir um rumo diferente da igreja, e, se possível, a quebrar-lhes a união. Levantam-se homens que falam coisas perversas para atrair discípulos para si. Pretendem que Deus lhes deu grande luz, mas como agem sob sua influência? Seguem eles a atitude assumida pelos dois discípulos na viagem para Emaús? Ao receberem a luz, voltaram e foram ao encontro daqueles a quem Deus guiara e ainda estava guiando, e lhes contaram como haviam visto a Jesus e com Ele tinham falado.
Têm os homens que pretendem ter luz quanto à igreja, assumido tal atitude? Têm-se eles dirigido aos escolhidos de Deus para dar um testemunho vivo, e dar-lhes evidências de que esta luz melhor os habilitaria a preparar um povo para subsistir no grande dia de Deus? Têm eles buscado conselho dos que deram e ainda estão dando a verdade, transmitindo ao mundo a última mensagem de advertência? Têm-se eles aconselhado com os que têm tido profunda experiência nas coisas de Deus? Por que esses homens, tão cheios de zelo pela causa, não estiveram presentes na reunião da Associação Geral realizada em Battle Creek, como os devotos homens estiveram em Jerusalém por ocasião do derramamento do Espírito Santo? No grande coração da obra homens abriram seus tesouros de luz; e enquanto o Senhor derramava Seu Espírito sobre o povo receberam esses homens a unção celestial? Enquanto se manifestavam entre o povo profundos toques do Espírito de Deus e pessoas eram convertidas e corações endurecidos quebrantados, havia os que davam ouvidos às sugestões de Satanás, e estes eram inspirados com zelo que vem de baixo, para saírem proclamando que o próprio povo que estava recebendo o Espírito Santo, e que devia receber a chuva serôdia e a glória que deve iluminar todo o mundo, era Babilônia. Deu o Senhor a esses mensageiros sua mensagem? - Não; pois essa não era uma mensagem verdadeira.
A Igreja é a Luz do MundoEmbora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração. O mundo é uma oficina em que pela cooperação de agentes humanos e divinos, Jesus está, por Sua graça e divina misericórdia, fazendo experiências em corações humanos. Os anjos ficam admirados ao ver a transformação de caráter efetuada nos que se entregam a Deus, e exprimem sua alegria em cânticos de arrebatado louvor a Deus e ao Cordeiro. Eles vêem os que por natureza são filhos da ira, convertidos, e tornando-se cooperadores de Cristo na obra de atrair almas para Deus. Vêem os que estavam em trevas tornando-se luzes a brilhar em meio da noite moral desta geração ímpia e perversa. Vêem-nos preparar-se por uma experiência semelhante à de Cristo, a fim de sofrer com seu Senhor, e ser depois participantes com Ele das glórias do Céu.
Deus tem na Terra uma igreja que está erguendo a lei pisada a pés, e apresentando aos homens o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja é depositária das abundantes riquezas da graça de Cristo, e pela igreja será finalmente exibida a última e plena manifestação do amor de Deus ao mundo, que deve ser iluminado com Sua glória. A oração de Cristo, de que a igreja fosse uma, como Ele e o Pai eram um, será afinal atendida. Será conferido o rico dom do Espírito Santo, e por seu constante suprimento aos filhos de Deus tornar-se-ão eles testemunhas no mundo, do poder de Deus para salvação.
Uma Obra de DemoliçãoNo mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha, tapando o muro e restaurando os lugares assolados; e todo homem que chamar a atenção do mundo e de outras igrejas para esta igreja, denunciando-a como Babilônia, está trabalhando de acordo com aquele que é o acusador dos irmãos. Será possível que dentre nós se levantem homens que falem coisas perversas, propagando os mesmos sentimentos que Satanás deseja ver disseminados no mundo, com referência aos que guardam os mandamentos de Deus, e têm a fé de Jesus? Porventura não há trabalho bastante para satisfazer vosso zelo na apresentação da verdade aos que se acham nas trevas do erro? Como os que foram constituídos mordomos de haveres e habilidades, tendes empregado mal os bens do vosso Senhor, disseminando o erro. Todo o mundo está cheio de ódio contra os que proclamam a obrigatoriedade da lei de Deus, e a igreja que for leal a Jeová terá de empenhar-se num conflito mais que normal. "Não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efés. 6:12. Os que tiverem alguma compreensão do que significa esse conflito, não voltarão suas armas contra a igreja militante, mas com todas as suas forças, hão de lutar pelo povo de Deus, contra a confederação do mal.
Os que se põem a proclamar uma mensagem sob sua responsabilidade pessoal, e que, ao mesmo tempo que declaram ser ensinados e guiados por Deus, constituem sua obra especial derrubar aquilo que Deus durante anos tem estado a erguer, não estão cumprindo a vontade de Deus. Saiba-se que esses homens se encontram do lado do grande enganador. Não os creiais. Estão-se aliando com os inimigos de Deus e da verdade. Porão a ridículo a ordem estabelecida no pastorado, considerando-a um sistema eclesiástico imperialista. Afastai-vos desses; não tenhais comunhão com sua mensagem por muito que eles citem os Testemunhos e atrás deles busquem entrincheirar-se. Não os recebais; pois Deus não os incumbiu dessa obra. O resultado de semelhante obra será incredulidade nos Testemunhos, e nos limites do possível, tornarão sem efeito a obra que por anos tenho estado a fazer.
Quase toda minha vida tem sido dedicada a esta obra, mas meu encargo muitas vezes se tem tornado mais pesado pelo surgimento de homens que saíram a proclamar uma mensagem que Deus não lhes dera. Esta classe de obreiros maus tem escolhido porções dos Testemunhos, e tem-nas colocado numa moldura de erro, a fim de por esse meio dar influência a seus testemunhos falsos. Quando se tornar manifesto que sua mensagem é um erro, então os Testemunhos postos na companhia do erro, participam da mesma condenação; e o povo do mundo, que não sabe que os Testemunhos citados são extratos de cartas particulares usadas sem meu consentimento, apresenta essa matéria como evidência de que minha obra não é de Deus, nem é verdadeira, mas falsa. Os que assim trazem má fama sobre a obra de Deus terão de responder perante Ele pela obra que estão fazendo. Testemunhos Para Ministros, págs. 47-52.

18.11.10

UM MINISTÉRIO DIVINAMENTE DESIGNADO

Deus tem uma igreja, e ela tem um ministério designado por Ele. "E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam
fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo n´Aquele que é a cabeça, Cristo." Efés. 4: 11-15.
O Senhor tem Seus agentes designados, e uma igreja que tem sobrevivido a perseguições, conflitos e trevas. Jesus amou a igreja, por ela Se entregou, para a aperfeiçoar, refinar, enobrecer e elevar, de maneira que ela fique firme em meio das corruptoras influências deste mundo. Homens designados por Deus foram escolhidos para vigiar com zeloso cuidado, com vigilante perseverança a fim de que a igreja não seja subvertida pelos malignos ardis de Satanás, mas que ela esteja no mundo para promover a glória de Deus entre os homens. Sempre haverá conflitos ferozes entre a igreja e o mundo. Mente entrará em contacto com mente, princípio com princípio, a verdade com o erro; mas na crise que em breve há de culminar, e que já começou, os homens de experiência devem fazer a obra que Deus lhes designou, e zelar pelas pessoas sobre as quais têm de dar contas. ...
Os que estão levando esta mensagem errada, denunciando a igreja como sendo Babilónia, negligenciam a obra que Deus lhes determinou fazer, estão em oposição à organização, opõem-se à clara ordem de Deus pronunciada por Malaquias com relação a trazer todos os dízimos ao tesouro da casa de Deus, e imaginam ter uma obra a fazer no sentido de advertir aqueles a quem Deus escolheu para levar avante Sua mensagem de verdade. Esses obreiros não estão trazendo maior eficiência à causa e ao reino de Deus, mas estão empenhados numa obra idêntica àquela em que o inimigo de toda a justiça se empenha. Que estes homens que se levantam contra os meios e modos ordenados por Deus para levar avante Sua obra nestes dias perigosos, se despojem de todos os pontos de vista não escriturística quanto à natureza, ofício e poder dos agentes designados por Deus.
Compreendam todos as palavras que agora escrevo. Os que são coobreiros de Deus, são apenas instrumentos Seus, e em si mesmos não possuem graça ou santidade essenciais. Unicamente quando estão cooperando com os seres celestiais é que têm êxito. São apenas vasos terrenos, os depositários aos quais Deus confia o tesouro de Sua verdade. Poderá Paulo plantar, Apolo regar, mas é Deus, tão-somente, que dá o crescimento.
Deus fala por meio dos agentes por Ele designados, e que nenhum homem, nem grupo de homens, insultem o Espírito de Deus recusando-se a ouvir a mensagem da Palavra divina dos lábios de Seus mensageiros escolhidos. Recusando-se a ouvir a mensagem de Deus, fecham-se os homens num aposento de trevas. Excluem sua própria alma das grandes bênçãos e roubam a Cristo da glória que Lhe deveria ser dada, mostrando desrespeito para com os agentes que designou.
Acautelar-se Contra os Falsos Mestres
Deus não é autor de confusão, mas de paz. Mas Satanás é inimigo vigilante, que não dorme, sempre a trabalhar sobre mentes humanas, procurando solo para semear seu joio. Se encontra alguém a quem possa empurrar para o seu serviço, sugere-lhe ideias e teorias falsas, tornando-o zeloso em advogar o erro. A verdade não só converte, mas também realiza a purificação de quem a recebe. Jesus nos advertiu contra os falsos mestres. Desde o princípio de nossa obra, têm de quando em quando, surgido homens a advogarem teorias novas e sensacionais. Mas se os que alegam crer na verdade se dirigissem aos que têm experiência e se aproximassem da Palavra de Deus num espírito dócil e humilde, examinando suas teorias à luz da verdade e com o auxílio dos irmãos que têm sido diligentes estudantes das Escrituras, e ao mesmo tempo suplicassem a Deus, perguntando: É este o caminho do Senhor, ou é um caminho falso, para o qual Satanás quer me levar? então receberiam luz e escapariam do laço do passarinheiro.
Precavenham-se todos os nossos irmãos e irmãs de qualquer que marque tempo para o Senhor cumprir Sua palavra a respeito de Sua vinda, ou acerca de qualquer outra promessa de especial importância, por Ele feita. "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder." Atos 1:7. Falsos mestres podem parecer muito zelosos da obra de Deus, e podem empregar meios para apresentar ao mundo e à igreja as suas teorias; mas como misturam o erro com a verdade, sua mensagem é de engano, e levará pessoas para caminhos falsos. Deve-se-lhes fazer oposição, não porque sejam homens maus, mas porque são mestres de falsidades e procuram colocar sobre a falsidade o sinete da verdade.
Que lástima, darem-se homens a tais trabalhos para descobrir alguma teoria errónea, quando existe abundância de preciosas gemas da verdade, pelas quais o povo pode ser enriquecido da mais santa fé. Em vez de ensinar a verdade, deixam a imaginação demorar-se naquilo que é novo e estranho, e lançam-se em desarmonia com aqueles que Deus usa para levar Seu povo para a plataforma da verdade. Lançam de lado tudo que já foi dito acerca da unidade de sentimento e pensamento, e pisam sobre a oração de Cristo como se a unidade em favor da qual orou não fosse essencial, e não houvesse necessidade de serem os Seus seguidores um, como Ele é um com o Pai. Escapam pela tangente e, como Jeú, convidam seus irmãos a seguirem seu exemplo de zelo pelo Senhor.
Se seu zelo os levasse a trabalhar no mesmo rumo em que trabalham os seus irmãos, que têm suportado o calor e fadiga do dia, se fossem tão perseverantes como eles para vencer desânimos e obstáculos, bem poderiam então ser imitados, e Deus os aceitaria. Mas merecem ser condenados os homens que iniciam uma proclamação de possuírem maravilhosa luz, e ao mesmo tempo puxam em sentido contrário aos agentes guiados por Deus. Foi este o procedimento de Coré, Datã e Abirã, e sua conduta se acha registada como advertência a todos os outros. Não devemos fazer o que eles fizeram - acusar e condenar aqueles sobre os quais Deus colocou o peso da obra.
Os que têm proclamado ser a Igreja Adventista do Sétimo Dia, Babilónia, têm feito uso dos Testemunhos para dar à sua atitude um aparente apoio; mas por que é que não apresentaram aquilo que por anos tem sido a preocupação de minha mensagem - unidade da igreja? Por que não citaram as palavras do anjo: "Uni-vos, uni-vos, uni-vos"? Por que não repetiram a advertência nem declararam o princípio de que "na união há força, na divisão há fraqueza"? São mensagens como as que esses homens têm proclamado, que dividem a igreja e trazem sobre nós opróbrio perante os inimigos da verdade; e nessas mensagens se revela claramente a astuta actuação do grande enganador, que quer impedir a igreja de alcançar a perfeição na unidade. Esses mestres seguem as labaredas de seu fogo, agem segundo seu juízo independente, e embaraçam a verdade com falsas noções e teorias. Rejeitam o conselho de seus irmãos, e avançam em seu caminho até se tornarem justamente o que Satanás deseja - de espírito desequilibrado.
Advirto meus irmãos a que se guardem contra a actuação de Satanás em todas as formas. O grande adversário de Deus e do homem exulta hoje por ter tido êxito em iludir almas, e em desviar seus meios e habilidade para condutos danosos. Seu dinheiro poderia ter sido empregado em promover a verdade presente, mas em vez disso foi expendido em apresentar noções que não têm base na verdade. ...
Outro Exemplo
Em 1845 um homem chamado Curtis, fez obra semelhante no Estado de Massachusetts. Apresentou uma falsa doutrina, entretecendo em suas teorias sentenças e trechos dos Testemunhos, e publicou-as no Day Star e em folhetos. Durante anos essas produções trouxeram seus frutos daninhos, acarretando opróbrio sobre os Testemunhos, que, como um todo, de modo algum apoiavam sua obra. Meu marido escreveu-lhe, perguntando-lhe o que intencionava, apresentando os Testemunhos entretecidos com suas próprias palavras, em apoio daquilo a que nos opúnhamos, e solicitou-lhe que corrigisse a impressão que seu trabalho causara. Ele se recusou terminantemente a fazê-lo, dizendo que suas teorias eram verdades, e que as visões deviam ter confirmado seus pontos de vista, e que elas virtualmente as apoiavam, mas que eu me esquecera de escrever os assuntos que explanavam suas teorias.
Sempre, desde o princípio da obra, têm surgido um após outro para efectuar essa espécie de trabalho, e eu tenho tido de dar-me ao incómodo, e incorrer nas despesas de contradizer essas falsidades. Eles têm publicado suas teorias, e iludido muitas almas, mas que Deus guarde as ovelhas do Seu pasto! Testemunhos Para Ministros, págs. 52-57.
Deus Tem uma Igreja
Insto com os que professam crer na verdade, que andem em união com os irmãos. Não procureis dar ao mundo ocasião de dizer que somos extremistas, que somos desunidos, que um ensina uma coisa e outro, outra. Evitai a dissensão. Esteja cada qual em guarda, e seja cuidadoso a fim de que seja encontrado na brecha, para restaurar a ruptura, em vez de se colocar junto do muro a procurar fazer uma brecha. Sejam todos cuidadosos para não clamarem contra o único povo que está cumprindo a descrição dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus, e que exalta a norma de justiça nestes últimos dias.
Deus tem um povo distinto, uma igreja na Terra, inferior a nenhuma outra, mas a todas superior em seus recursos para ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus. Tem Deus agentes divinamente designados - homens a quem Ele está guiando, que suportaram o calor e a fadiga do dia, que cooperam com os instrumentos celestiais para promoverem o reino de Cristo em nosso mundo. Unam-se todos a esses agentes escolhidos, e sejam afinal encontrados entre os que têm a paciência dos santos, guardam os mandamentos de Deus, e têm a fé de Jesus. ...

A Carta
O que segue é a carta enviada ao irmão S:
"Napier, Nova Zelândia, 23 de março de 1893

"Prezado irmão S:

"Dirijo-vos algumas linhas. Não estou em harmonia com a posição que o irmão adotou, pois me foi mostrado pelo Senhor que justamente tal posição assumirão os que laboram em erro. Paulo nos deu advertências a esse respeito: 'Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demónios.' I Tim. 4:1.
"Meu irmão, soube que estais assumindo a posição de que a igreja adventista do sétimo dia é Babilónia e de que todos os que se querem salvar devem sair dela. Não sois o único homem que o diabo tem enganado nessa questão. Durante os últimos quarenta anos, um homem após outro tem-se levantado, alegando que o Senhor o enviou com a mesma mensagem; mas permiti-me dizer-vos, como a eles tenho dito, que essa mensagem que proclamais é um dos enganos satânicos destinados a criar confusão entre as igrejas.
"Meu irmão, certamente estais fora do caminho. A mensagem do segundo anjo devia ir a babilónia [às igrejas] proclamando sua queda e convidando o povo a sair dela. Essa mesma mensagem deve ser proclamada pela segunda vez. 'E, depois destas coisas, vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilónia e se tornou morada de demónios, e abrigo de todo o espírito imundo, e refúgio de toda a ave imunda e aborrecível! Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da Terra se prostituíram com ela. E os mercadores da Terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do Céu, que dizia: Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou das iniquidades dela.' Apoc. 18:1-5.
"Meu irmão, se estais ensinando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilónia, estais errado. Deus não vos deu nenhuma mensagem assim para proclamar. Satanás usará toda pessoa a que possa ter acesso, inspirando homens a criar falsas teorias, ou a se desviar por qualquer tangente errada, para dar origem a um falso reavivamento, e assim desviar as pessoas do verdadeiro assunto para este tempo. Presumo que algumas pessoas poderão ser enganadas por vossa mensagem, porque estão cheias de curiosidade e do desejo de alguma coisa nova.
"Entristece-me verdadeiramente serdes enganado de qualquer maneira pelas sugestões do inimigo, pois sei que a teoria que advogais não é a verdade. Apresentando as ideias que apresentais, causareis grande prejuízo tanto a vós mesmo como aos outros. Não procureis interpretar mal, torcer e perverter os Testemunhos para justificar qualquer mensagem de erro. Muitos já têm passado por esse terreno, e têm causado grande mal. Ao saírem outros precipitadamente, cheios de zelo, para proclamar essa mensagem, vez após vez, foi-me mostrado não ser ela a verdade.
"Compreendo que também estais proclamando que não devemos dar o dízimo. Meu irmão, tirai o sapato de vossos pés, pois o lugar em que estais é terra santa. O Senhor falou com relação a dar os dízimos. Ele disse: 'Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu vos não abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.' Mal. 3:10. Mas ao mesmo tempo em que pronuncia uma bênção sobre todos os que trazem seus dízimos, pronuncia uma maldição sobre os que os retêm. Muito recentemente tive luz directa do Senhor sobre essa questão, a de que muitos adventistas do sétimo dia estavam roubando a Deus nos dízimos e ofertas, e me foi claramente revelado que Malaquias apresentou o caso como ele realmente é. Como ousa então o homem até mesmo pensar em seu coração que uma sugestão para reter os dízimos e ofertas vem do Senhor? Onde, meu irmão, vos desviastes do caminho? Oh, ponde os vossos pés de novo no caminho recto!
"Estamos perto do fim, mas se vós ou qualquer outro homem fordes seduzidos pelo inimigo e levados a estabelecer o tempo para a vinda de Cristo, estareis fazendo o mesmo mau trabalho que causou a ruína da alma dos que isto fizeram no passado.
"Se estiverdes levando o jugo de Cristo, se estiverdes levantando Sua carga, vereis que há muito a fazer nos mesmos ramos em que os servos de Deus estão trabalhando - em pregar a Cristo, e Este crucificado. Mas qualquer que se lance a proclamar uma mensagem que anuncie a hora, o dia ou o ano do aparecimento de Cristo, tomou um jugo e está proclamando uma mensagem que o Senhor nunca lhe deu.
"Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador; mas a igreja militante não é a igreja triunfante. Há joio entre o trigo. 'Queres, pois, que vamos arrancá-lo?' Mat. 13:28. foi a pergunta do servo; mas o pai de família respondeu: 'Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.' Mat. 13:29. A rede do evangelho apanha não só peixes bons, mas também ruins, e só o Senhor sabe quem são os Seus.
"É nosso dever individual andar humildemente com Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que procuram andar na luz, componham Babilónia. As igrejas denominacionais caídas é que são Babilónia. Babilónia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro é composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas várias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.' Apoc. 18:3. É uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.
"Anjos caídos formam, na Terra, confederações com homens maus. Nessa época aparecerá o anticristo, como o Cristo verdadeiro, e então a lei de Deus será anulada completamente entre as nações do mundo. Alcançará seu ponto mais alto a rebelião contra a santa lei de Deus. Mas o verdadeiro líder de toda essa rebelião é Satanás disfarçado em anjo de luz. Os homens serão iludidos e o exaltarão ao lugar de Deus, deificando-o. Mas a Omnipotência intervirá, e às igrejas apostatadas que se unirem na exaltação de Satanás, se expedirá a sentença: 'Portanto, num dia virão as suas pragas: a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus, que a julga.'" Apoc. 18:8. Testemunhos Para Ministros, págs. 57-62.

12.11.10

DEUS TEM UMA IGREJA

Insto com os que professam crer na verdade, que andem em união com os irmãos. Não procureis dar ao mundo ocasião de dizer que somos extremistas, que somos desunidos, que um ensina uma coisa e outro, outra. Evitai a dissensão. Esteja cada qual em guarda, e seja cuidadoso a fim de que seja encontrado na brecha, para restaurar a ruptura, em vez de se colocar junto do muro a procurar fazer uma brecha. Sejam todos cuidadosos para não clamarem contra o único povo que está cumprindo a descrição dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus, e que exalta a norma de justiça nestes últimos dias.
Deus tem um povo distinto, uma igreja na Terra, inferior a nenhuma outra, mas a todas superior em seus recursos para ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus. Tem Deus agentes divinamente designados - homens a quem Ele está guiando, que suportaram o calor e a fadiga do dia, que cooperam com os instrumentos celestiais para promoverem o reino de Cristo em nosso mundo. Unam-se todos a esses agentes escolhidos, e sejam afinal encontrados entre os que têm a paciência dos santos, guardam os mandamentos de Deus, e têm a fé de Jesus. ...
A Carta
O que segue é a carta enviada ao irmão S:
"Napier, Nova Zelândia, 23 de março de 1893

"Prezado irmão S:

"Dirijo-vos algumas linhas. Não estou em harmonia com a posição que o irmão adotou, pois me foi mostrado pelo Senhor que justamente tal posição assumirão os que laboram em erro. Paulo nos deu advertências a esse respeito: 'Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.' I Tim. 4:1.
"Meu irmão, soube que estais assumindo a posição de que a igreja adventista do sétimo dia é Babilónia e de que todos os que se querem salvar devem sair dela. Não sois o único homem que o diabo tem enganado nessa questão. Durante os últimos quarenta anos, um homem após outro tem-se levantado, alegando que o Senhor o enviou com a mesma mensagem; mas permiti-me dizer-vos, como a eles tenho dito, que essa mensagem que proclamais é um dos enganos satânicos destinados a criar confusão entre as igrejas.
"Meu irmão, certamente estais fora do caminho. A mensagem do segundo anjo devia ir a babilónia [às igrejas] proclamando a sua queda e convidando o povo a sair dela. Essa mesma mensagem deve ser proclamada pela segunda vez. 'E, depois destas coisas, vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo o espírito imundo, e refúgio de toda a ave imunda e aborrecível! Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da Terra se prostituíram com ela. E os mercadores da Terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do Céu, que dizia: Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou das iniqüidades dela.' Apoc. 18:1-5.
"Meu irmão, se estais ensinando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilónia, estais errado. Deus não vos deu nenhuma mensagem assim para proclamar. Satanás usará toda pessoa a que possa ter acesso, inspirando homens a criar falsas teorias, ou a se desviar por qualquer tangente errada, para dar origem a um falso reavivamento, e assim desviar as pessoas do verdadeiro assunto para este tempo. Presumo que algumas pessoas poderão ser enganadas por vossa mensagem, porque estão cheias de curiosidade e do desejo de alguma coisa nova.
"Entristece-me verdadeiramente serdes enganado de qualquer maneira pelas sugestões do inimigo, pois sei que a teoria que advogais não é a verdade. Apresentando as idéias que apresentais, causareis grande prejuízo tanto a vós mesmo como aos outros. Não procureis interpretar mal, torcer e perverter os Testemunhos para justificar qualquer mensagem de erro. Muitos já têm passado por esse terreno, e têm causado grande mal. Ao saírem outros precipitadamente, cheios de zelo, para proclamar essa mensagem, vez após vez, foi-me mostrado não ser ela a verdade.
"Compreendo que também estais proclamando que não devemos dar o dízimo. Meu irmão, tirai o sapato de vossos pés, pois o lugar em que estais é terra santa. O Senhor falou com relação a dar os dízimos. Ele disse: 'Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu vos não abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.' Mal. 3:10. Mas ao mesmo tempo em que pronuncia uma bênção sobre todos os que trazem seus dízimos, pronuncia uma maldição sobre os que os retêm. Muito recentemente tive luz direta do Senhor sobre essa questão, a de que muitos adventistas do sétimo dia estavam roubando a Deus nos dízimos e ofertas, e me foi claramente revelado que Malaquias apresentou o caso como ele realmente é. Como ousa então o homem até mesmo pensar em seu coração que uma sugestão para reter os dízimos e ofertas vem do Senhor? Onde, meu irmão, vos desviastes do caminho? Oh, ponde os vossos pés de novo no caminho reto!
"Estamos perto do fim, mas se vós ou qualquer outro homem fordes seduzidos pelo inimigo e levados a estabelecer o tempo para a vinda de Cristo, estareis fazendo o mesmo mau trabalho que causou a ruína da alma dos que isto fizeram no passado.
"Se estiverdes levando o jugo de Cristo, se estiverdes levantando Sua carga, vereis que há muito a fazer nos mesmos ramos em que os servos de Deus estão trabalhando - em pregar a Cristo, e Este crucificado. Mas qualquer que se lance a proclamar uma mensagem que anuncie a hora, o dia ou o ano do aparecimento de Cristo, tomou um jugo e está proclamando uma mensagem que o Senhor nunca lhe deu.
"Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador; mas a igreja militante não é a igreja triunfante. Há joio entre o trigo. 'Queres, pois, que vamos arrancá-lo?' Mat. 13:28. foi a pergunta do servo; mas o pai de família respondeu: 'Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.' Mat. 13:29. A rede do evangelho apanha não só peixes bons, mas também ruins, e só o Senhor sabe quem são os Seus.
"É nosso dever individual andar humildemente com Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que procuram andar na luz, componham Babilônia. As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro é composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas várias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.' Apoc. 18:3. É uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.
"Anjos caídos formam, na Terra, confederações com homens maus. Nessa época aparecerá o anticristo, como o Cristo verdadeiro, e então a lei de Deus será anulada completamente entre as nações do mundo. Alcançará seu ponto mais alto a rebelião contra a santa lei de Deus. Mas o verdadeiro líder de toda essa rebelião é Satanás disfarçado em anjo de luz. Os homens serão iludidos e o exaltarão ao lugar de Deus, deificando-o. Mas a Onipotência intervirá, e às igrejas apostatadas que se unirem na exaltação de Satanás, se expedirá a sentença: 'Portanto, num dia virão as suas pragas: a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus, que a julga.'" Apoc. 18:8. Testemunhos Para Ministros, págs. 57-62.

JESUS O BÁLSAMO DE GILEADE

Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. Sal. 145:18.
Nos escribas, fariseus e maiorais, Jesus não encontrou os odres para o Seu vinho novo. Ele foi obrigado a desviar-Se deles para homens humildes, cujos corações não estavam cheios de inveja, cobiça e justiça própria. Os humildes pescadores obedeceram ao chamado do Mestre divino, ao passo que os escribas e fariseus recusaram converter-se.
Os discípulos que Jesus chamou eram incultos, e estavam longe de ser perfeitos no carácter quando Jesus os uniu a Si; mas se achavam dispostos a aprender do maior Mestre que o mundo já conheceu. Eram homens verdadeiramente convertidos e tornaram-se os odres novos em que Jesus podia verter o vinho novo de Seu reino. Embora fossem convertidos a Cristo, contudo, por causa de sua limitada compreensão terrena - o resultado do ensino que haviam recebido dos judeus - eram incapazes de entender plenamente a natureza espiritual da verdade que Ele podia comunicar. A ideia central de Suas instruções era a necessidade de que os Seus seguidores tivessem coração puro e santo, pois só a santidade os habilitaria a serem súbditos de Seu reino celestial.
O Semeador divino espalhou grãos da preciosa semente, que não podemos ver até que um hábil trabalhador, sob a orientação do Espírito Santo, os reúna e no-los apresente como completo sistema de verdade, expondo as profundezas do amor divino. Durante todos os séculos, Jesus, o Autor da verdade, por meio de profetas e pessoas, apresentara aos judeus uma verdade após a outra, da coluna de nuvem e de fogo. Mas a verdade que Ele havia dado misturou-se com o erro, e foi necessário separá-la da companhia da heresia e do mal. Era necessário reajustá-la na estrutura do evangelho, para que pudesse resplandecer em seu brilho original e iluminar as trevas morais do mundo. Onde quer que encontrava uma gema da verdade que se desprendera de seu engaste, ou fora deturpada pelo erro, Ele tornava a engastá-la e nela gravava a assinatura de Jeová. Demonstrou que Ele mesmo era a palavra e a sabedoria de Deus.
Saúde Física e Espiritual
Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. III João 2.
Há condições que devem ser observadas por todos os que queiram conservar a saúde. Cumpre aprenderem todos quais são essas condições. Deus não Se agrada da ignorância com respeito a Suas leis, sejam naturais, sejam espirituais. Devemos ser coobreiros Seus, para restauração da saúde do corpo bem como da alma.
E devemos ensinar os outros a conservar e a recuperar a saúde. Empregar para os doentes os remédios providos por Deus na Natureza, bem como encaminhá-los Àquele que, unicamente, pode restaurar. É nossa obra apresentar os doentes e sofredores a Cristo, nos braços de nossa fé. Devemos ensinar-lhes a crer no grande Médico. Lançar mão de Sua promessa, e orar pela manifestação de Seu poder. A própria essência do evangelho é restauração, e o Salvador quer que induzamos os enfermos, os desamparados e os aflitos a se apoderarem de Sua força.
O poder do amor estava em todas as curas de Cristo, e unicamente participando desse amor, pela fé, podemos ser instrumentos para Sua obra. Se negligenciamos pôr-nos em divina ligação com Cristo, a corrente de energia vitalizante não pode fluir em abundantes torrentes de nós para o povo. Houve lugares em que o próprio Salvador não pôde realizar muitas obras poderosas, devido à incredulidade. O Desejado de Todas as Nações, págs. 824 e 825.
Deve o corpo ser mantido em estado saudável a fim de a alma estar sã. O estado do corpo afecta o da alma. Quem quiser ter força física e espiritual, deve educar o apetite na direcção devida. Deve ser cuidadoso de não embaraçar a alma com a sobrecarga das faculdades físicas ou espirituais. O apego fiel aos princípios correctos no comer, no beber e no vestir é um dever que Deus impôs aos seres humanos.
Quer o Senhor que obedeçamos às leis da saúde e da vida. Considera-nos Ele a cada um de nós responsável pelo devido cuidado do corpo, a fim de ser mantido com saúde. Evangelismo, pág. 261.
Em Seus milagres, o Salvador revelava o poder que está continuamente operando em favor do homem, para manter e curar. Por intermédio de agentes naturais, Deus está operando dia a dia, momento a momento, para nos conservar em vida, construir e restaurar-nos. ...
O desejo de Deus para cada ser humano é expresso nas palavras: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." III João 2.
A religião e as leis da saúde andam de mãos dadas. Minha Consagração Hoje, pág. 315.
Fortes na Força de Deus
E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.
Pouco é o benefício obtido da leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e contudo deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender-lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estude até que seu sentido seja claro ao espírito e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhum propósito definido e sem adquirir nenhuma instrução positiva. Levai convosco a Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai as passagens na memória. Mesmo enquanto estais andando pela rua, podeis ler uma passagem e meditar sobre ela, gravando-a na memória.
A vida de Cristo, que dá vida ao mundo, está em Sua Palavra. Era por Sua palavra que Jesus curava doenças e expulsava demónios; por Sua Palavra aquietava o mar e ressuscitava os mortos; e as pessoas davam testemunho de que Sua palavra era com autoridade. Ele falava a palavra de Deus, como falara a todos os profetas e mestres do Antigo Testamento. A Bíblia inteira é uma manifestação de Cristo. Ela é a nossa fonte de poder.
Assim como nossa vida física é mantida pelo alimento, nossa vida espiritual é mantida pela Palavra de Deus. E toda pessoa tem de receber vida da Palavra de Deus por si mesma. Como precisamos comer por nós mesmos para receber nutrição, assim precisamos receber a Palavra por nós mesmos. Não devemos obtê-la meramente por meio de outras mentes.
Sim, a Palavra de Deus é o pão da vida. Os que comem e digerem essa Palavra, tornando-a uma parte de toda acção e de todo atributo de carácter, tornam-se fortes na força de Deus. Ela confere vigor imortal à vida, aprimorando a experiência e trazendo alegrias que durarão para sempre. Signs of the Times, 25 de Junho de 1902.
"A vida estava n´Ele e a vida era a luz dos homens." João 1:4. Não é a vida física que é especificada aí, mas a vida eterna, a vida que é exclusivamente a propriedade de Deus. A Palavra, que estava com Deus, e que era Deus, tinha essa vida. A vida física é algo que cada indivíduo recebeu. Ela não é eterna ou imortal; pois Deus, o Doador da vida, toma-a de volta. ... Mas a vida de Cristo não era emprestada. Ninguém pode tirar-Lhe essa vida. "Eu de Mim mesmo a dou" (João 10:18), disse Ele. ... Essa vida não é inerente no homem. Ele só pode possuí-la por meio de Cristo. Não pode conquistá-la; ela lhe é dada gratuitamente se crer em Cristo como seu Salvador pessoal. "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. Esta é a fonte da vida aberta para o mundo. SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.130.
Os Frutos da Abnegação
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. I Cor. 10:31.
Não compreendeis os direitos que Deus tem sobre vós. Não vos familiarizastes com os agradáveis resultados da abnegação. Seus frutos são sagrados. ... Em vez de adquirir coisas fúteis, ponde o vosso pouco no banco do Céu, para que quando o Mestre vier possais receber tanto o capital como os juros. ...
A religião pura e sem mácula, com os seus fortes princípios, seria uma âncora para vós.
A fim de corresponder às grandes finalidades da vida, cumpre-vos evitar o exemplo daqueles que buscam seu próprio prazer e satisfação, e não têm diante de si o temor de Deus. Deus tem tomado amplas providências em vosso favor. Tem providenciado para que, se cumprirdes as condições estabelecidas em Sua Palavra, e vos separardes do mundo, possais receber d´Ele força para reprimir toda influência degradante, e desenvolver o que é nobre, bom e elevado. Cristo será em vós "uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:14. A vontade, o intelecto e toda emoção, quando controlados pelo sentimento religioso, têm um poder transformador. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 301.
"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Cor. 10:31. Eis aqui um princípio que constitui o fundamento de todo ato, pensamento e motivo; a consagração de todo o ser, físico e mental, ao domínio do Espírito de Deus. A vontade e as paixões não santificadas precisam ser crucificadas. Isso talvez seja considerado uma obra rigorosa e severa. Mas precisa ser efectuada, se não ouvireis a terrível sentença da boca de Jesus: "Apartai-vos." Podeis fazer todas as coisas por meio de Cristo, que vos fortalece. Estais na idade em que a vontade, o apetite e as paixões clamam por condescendência. Deus implantou-os em vossa natureza com elevadas e santas finalidades. Não é necessário que se tornem uma maldição para vós por serem degradados. Só se tornarão assim quando recusardes submeter-vos ao controle da razão e da consciência. Restringir, negar, são palavras e obras com as quais não estais familiarizados por experiência pessoal. As tentações vos têm abalado. Mentes não santificadas deixam de receber a força e o conforto que Deus proveu para elas. São inquietas e possuem forte desejo de alguma coisa nova, de algo que satisfaça, agrade e estimule a mente; e isso é chamado de prazer. Satanás tem fascinantes atractivos para absorver o interesse e estimular especialmente a imaginação dos jovens, para que possa prendê-los no seu laço. ... Precisais clamar fervorosamente: "Ó Senhor, converte o mais íntimo de minha alma!" Podeis ter uma influência para o bem sobre outros jovens. ... Que o Deus da paz vos santifique em tudo: alma, corpo e espírito. Testimonies, vol. 3, págs. 83 e 84.
Esperar no Senhor Para Obter Forças
E [Jesus] lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Mar. 6:31.
Os que estão ligados com a obra... devem viver tão perto do Senhor que a luz resplandeça deles como de uma lâmpada acesa. Quando é manifestada profunda e sincera determinação de avançar juntos, a própria unidade dos obreiros proclamará a verdade com poder, causando profunda impressão nos que não pertencem a nossa fé. ...
Obreiros para Deus enfrentarão tumulto, desconforto e fadiga. Às vezes, indeciso e confuso, o coração quase fica desesperado. Quando sobrevém esse impaciente nervosismo, o obreiro deve deter-se e descansar. Cristo o convida: "Vinde repousar um pouco, à parte." Mar. 6:31. "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. ... Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isa. 40:29-31.
O obreiro não pode ter êxito enquanto faz apressadamente suas orações a Deus, e sai correndo para cuidar de alguma coisa que ele receia esteja sendo negligenciada ou esquecida. Só toma tempo para dar alguns pensamentos apressados a Deus, e isso é tudo. Não concede tempo a si mesmo para pensar, orar, e esperar no Senhor por uma renovação das forças espirituais e físicas. Ele logo fica exausto. Não sente a inspiradora influência do Espírito de Deus. Não é vivificado por nova vida. O corpo exausto e o cérebro esgotado não são aliviados pelo contacto pessoal com Cristo.
"Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." Sal. 27:14. "Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso em silêncio." Lam. 3:26. Há os que trabalham o dia todo e até tarde da noite para fazer o que lhes parece que precisa ser feito. O Senhor olha compassivamente para esses cansados e sobrecarregados portadores de fardos, e lhes diz: "Vinde a Mim..., e Eu vos aliviarei. ... Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. Carta 83.
Nossa vida deve estar escondida com Cristo em Deus; e, se estiver assim escondida, em Suas mãos ela se converterá numa lâmpada que lançará sobre o mundo brilhante e constante luz. ... Conquanto o tempo seja curto, e haja uma grande obra a ser realizada, o Senhor não Se agrada de que prolonguemos tanto os nossos períodos de actividade que não haja tempo para períodos de descanso, para estudo da Bíblia e para comunhão com Deus. Tudo isso é essencial para fortalecer a vida, para colocar-nos numa posição em que recebamos sabedoria de Deus para empregar os nossos talentos no serviço do Mestre com o máximo proveito. Youth's Instructor, 3 de fevereiro de 1898.
Perfeição Moral e Espiritual
Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Col. 3:14 e 15.
"Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a Terra", escreve Paulo aos Colossenses, "nas quais também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas. Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. ... Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também." Col. 3:5, 7-13.
A carta aos Colossenses está repleta de lições do mais alto valor a todos quantos estão empenhados no serviço de Cristo, lições que mostram a singeleza de propósito e as altas aspirações que serão vistos na vida daquele que de maneira recta representa o Salvador. Renunciando a tudo que poderia impedi-lo de progredir em direcção ao alto, ou levar a desviar os pés de alguém do caminho estreito, o crente revelará em sua vida diária misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade e o amor de Cristo. ...
Em Seus esforços para alcançar o ideal de Deus para si, o cristão não deve desesperar de coisa alguma. A perfeição moral e espiritual mediante a graça e o poder de Cristo é prometida a todos. Jesus é a fonte de poder, o manancial da vida. Ele nos leva a Sua Palavra, e da árvore da vida nos apresenta as folhas para a saúde de almas enfermas de pecado. Ele nos leva ao trono de Deus, e põe em nossa boca uma oração pela qual somos levados a íntimo contacto com Ele próprio. Em nosso benefício põe em operação os instrumentos todo-poderosos do Céu. Em cada passo tocamos Seu vivo poder.
Deus não fixa limite para o progresso dos que desejam ser "cheios do conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual". Col. 1:9. Mediante a oração, a vigilância, através do crescimento no conhecimento e na compreensão, eles devem ser "corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória". Col. 1:11. Assim são preparados para trabalhar por outros. É propósito do Salvador que os seres humanos, purificados e santificados, sejam Sua mão auxiliadora. Agradeçamos por este grande privilégio Àquele "que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor". Col. 1:12 e 13. Atos dos Apóstolos, págs. 477 e 478.
Poder Espiritual
E oro para que vós, estando arraigados e alicerçados em amor, possais ter poder junto com todos os santos. Efés. 3:17 e 18, NIV.
Devemos reflectir o carácter de Jesus. Em toda parte, quer na igreja, no lar, ou nas relações sociais com os nossos vizinhos, devemos deixar que apareça a encantadora imagem de Jesus. Não podemos fazer isso se não estivermos cheios de Sua plenitude. Se ficássemos mais familiarizados com Jesus, haveríamos de amá-Lo por Sua bondade e excelência, e haveríamos de desejar ficar tão semelhantes ao Seu carácter divino que todos soubessem que temos estado com Jesus, e aprendido d´Ele.
É praticando em nossa vida os puros princípios do evangelho de Cristo que honramos e glorificamos nosso Pai, que está no Céu. Ao fazer isso, estamos reflectindo sobre o escuro mundo ao nosso redor a luz dada pelo Céu. Pecadores serão levados a admitir que não somos os filhos das trevas, mas os filhos da luz. Como eles saberão isso? Pelos frutos que produzimos. Homens podem ter seus nomes no livro da igreja; isso, porém, não os torna filhos da luz. Podem ocupar posições honrosas e receber o louvor dos homens; isso, porém, não os torna filhos da luz. ... Precisa haver uma profunda obra da graça - o amor de Deus no coração, e esse amor é expresso pela obediência.
É a habitação de Cristo na vida que nos confere poder espiritual e nos torna condutos de luz. Quanto mais luz tivermos, tanto mais poderemos comunicar a outros ao nosso redor. Quanto mais perto vivermos de Jesus, tanto mais claros serão os conceitos que teremos de Sua amabilidade. Contemplando-O em Sua pureza, discernimos mais claramente os nossos próprios defeitos de carácter. Ansiamos por Ele, e pela plenitude que n´Ele se encontra e que se destaca na perfeição do Seu carácter celestial; e pela contemplação somos transformados à Sua imagem. ...
Cada dia estamos semeando alguma espécie de semente. Se semeamos as sementes da descrença, colheremos descrença; se semeamos orgulho, colheremos orgulho; se semeamos obstinação, colheremos obstinação, "pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará". Gál. 6:7.
Nosso coração pode ficar repleto de toda a plenitude de Deus; mas há alguma coisa para nós fazermos. Não devemos acalentar nossas faltas e pecados, mas abandoná-los e apressar-nos a pôr o coração em ordem. Ao fazer isso, tomemos a chave da fé, e abramos o celeiro das ricas bênçãos de Deus. ... Há uma plenitude infinita de que se pode extrair algo; e temos a promessa de nosso Senhor divino: "Faça-se-vos conforme a vossa fé." Mat. 9:29. Podemos ganhar a coroa da vida, um lugar à direita de Deus, e, ao entrarmos pelas portas de pérola, ouvir as palavras mais agradáveis do que qualquer música: "Muito bem, servo bom e fiel; ... entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:23. Signs of the Times, 18 de Agosto de 1887.
Fortes em Sua Graça
Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idóneos para instruir a outros. II Tim. 2:1 e 2.
As lições contidas nas palavras de Paulo a Timóteo são da maior importância para nós hoje. Ele o exorta a "ser forte" - em sua própria sabedoria? Não, mas "na graça que está em Cristo Jesus". II Tim. 2:1. Aquele que quer ser um seguidor de Cristo não deve confiar em suas próprias capacidades, nem sentir-se confiante em si mesmo. Tampouco deve ser tolhido em seus esforços religiosos, esquivar-se a responsabilidades e continuar sendo ineficiente na causa de Deus. Deve extrair forças de uma fonte segura e eficaz, a qual nunca decepciona os que querem ter poder divino. A exortação a nós, é: "Fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus." II Tim. 2:1. Se o cristão sente sua debilidade, sua incapacidade, pondo a confiança em Deus verificará que a graça de Cristo é suficiente para todas as emergências.
O soldado de Cristo precisa enfrentar muitas formas de tentação, resistir-lhes e vencê-las. Quanto mais intenso o conflito, maior o suprimento de graça para satisfazer a necessidade do coração; e a própria natureza da graça recebida ampliará a capacidade do servo de Cristo para conhecer a Deus, e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. A vida do crente transbordará do intenso anseio de conhecer e compreender mais da verdade e justiça de Cristo. Todos os que avançam na vida divina terão crescente habilidade para buscar a verdade como a um tesouro escondido, e aplicarão a verdade a sua vida. O verdadeiro cristão compreenderá o que significa passar por severos conflitos e experiências penosas; mas crescerá constantemente na graça de Cristo para enfrentar com êxito o inimigo de sua vida, o qual actua por meio de instrumentos humanos para causar a ruína dos servos de Cristo. Ao passar por severas provações, o seguidor de Cristo compreenderá melhor os caminhos de Deus e o plano da redenção, e não desconhecerá os ardis do inimigo. As trevas às vezes lhe afligirão o coração; mas a verdadeira luz resplandecerá, e os brilhantes raios do Sol da Justiça dissiparão as trevas; e, embora Satanás procure de todo modo desalentá-lo, colocando obstáculos à sua frente, pela graça de Cristo ele será habilitado a ser fiel testemunha daquilo que tem ouvido do inspirado mensageiro de Deus. Não despreza ou negligencia a mensagem recebida, mas transmite seu conhecimento a homens fiéis, os quais, por sua vez, também devem ser capazes de ensinar a outros. Ao transmitir a luz a outros, o cristão demonstra a verdade da afirmação de que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Prov. 4:18. Review and Herald, 16 de Junho de 1896.

5.11.10

EXALTAI-O NA UNIDADE DA IGREJA

Quando o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja primitiva, "da multidão dos que creram era um o coração e a alma". Atos 4:32. O Espírito de Cristo tornou-os um. Este é o fruto de permanecer em Cristo. Temos necessidade de iluminação divina. Todo indivíduo está procurando tornar-se um centro de influência, e enquanto Deus não trabalhar por Seu povo, eles não verão que a subordinação a Deus é a única segurança para toda pessoa. Sua graça transformadora em corações humanos conduzirá a uma unidade que ainda não foi compreendida, pois todos os que são assemelhados a Cristo estarão em harmonia uns com os outros. O Espírito Santo produzirá unidade.
A oração de Cristo a Seu Pai, contida no capítulo dezassete de João, deve ser o credo de nossa Igreja. Ela nos revela que nossa desavença e desunião estão desonrando a Deus. ...
Nenhum conselho ou sanção é dado na Palavra de Deus para que os que crêem na mensagem do terceiro anjo sejam levados a supor que podem agir independentemente. Podeis assentar isso para sempre em vossa mente. São as maquinações de espíritos não santificados que tendem a promover um estado de desunião. Os enganos de homens podem parecer corretos a seus próprios olhos, mas não são verdade e justiça. "Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio,... reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz." Efés. 2:14-16.
Cristo é o elo de ligação na áurea corrente que vincula os crentes em Deus. Não deve haver separações neste grande tempo de prova. ... Os filhos de Deus constituem um conjunto unido em Cristo, o qual apresenta Sua cruz como o centro de atração. Todos os que crêem são um nEle.
Sentimentos humanos levarão os homens a tomar a obra em suas próprias mãos, e assim o edifício se torna desproporcionado. O Senhor emprega, portanto, uma variedade de dons para fazer que o edifício seja simétrico. Nenhum aspecto da verdade deve ser ocultado ou receber pouca consideração. Deus só pode ser glorificado se o edifício, "bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor". Efés. 2:21. É abrangido aqui um grande assunto, e os que compreendem a verdade para este tempo devem atentar para a maneira como ouvem, e como edificam e educam outros para pô-la em prática. ...
Quando toda especificação dada por Cristo é cumprida no verdadeiro espírito cristão, então, e unicamente então, o Céu ratifica a decisão da igreja, porque seus membros têm a mente de Cristo e procedem da maneira como Ele procederia se estivesse na Terra. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 20-22.
Amor - A Evidência do DiscipuladoNisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35.
Nessa última reunião de Jesus com Seus discípulos, o grande desejo por Ele manifestado em seu favor, foi de que se amassem uns aos outros como Ele mesmo os amara. Falou-lhes repetidamente a esse respeito. "O Meu mandamento é este", disse por diversas vezes, "que vos ameis uns aos outros." João 15:12. Foi mesmo a primeira recomendação que lhes fez ao achar-Se a sós com eles no cenáculo: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." João 13:34. Para os discípulos, este foi um novo mandamento; pois eles não haviam amado uns aos outros como Cristo os amara. Ele viu que novas ideias e impulsos os deviam dominar; que novos princípios tinham de ser por eles seguidos; por meio de Sua vida e morte, deviam receber uma nova concepção do amor. O mandamento de se amarem uns aos outros tinha uma nova significação em face de Seu sacrifício. Toda a obra da graça é um contínuo serviço de amor, de abnegação, de esforço com sacrifício. Durante cada hora da peregrinação de Cristo na Terra, o amor de Deus dEle brotava em irreprimíveis correntes. Todos quantos são possuídos de Seu espírito, hão de amar como Ele amou. O mesmo princípio que atuava em Cristo, há de atuar neles em todo o seu trato uns com os outros.
Esse amor é o testemunho do seu discipulado. "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos", disse Jesus, "se vos amardes uns aos outros." João 13:35. Quando os homens se ligam entre si, não pela força do interesse pessoal, mas pelo amor, mostram a operação de uma influência que é superior a toda influência humana. Onde existe esta unidade, é evidente que a imagem de Deus está sendo restaurada na humanidade, que foi implantada nova vida. Mostra que há na natureza divina poder para deter os sobrenaturais agentes do mal, e que a graça de Deus subjuga o egoísmo inerente ao coração natural.
Este amor manifestado na igreja, há de por certo incitar a ira de Satanás. Cristo não estabelece para Seus discípulos um caminho fácil. "Se o mundo vos aborrece", diz Ele, "sabei que, primeiro do que a vós, Me aborreceu a Mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a Mim Me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a Minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isso vos farão por causa do Meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou." João 15:18-21. O evangelho deve ser levado avante por ativa luta, em meio de oposição, perigo, prejuízo e sofrimento. Mas os que fazem esta obra estão apenas seguindo os passos do Mestre. O Desejado de Todas as Nações, págs. 677 e 678.
Oração Secreta e Estudo da Bíblia
Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tia. 5:16.
A Igreja de Deus compõe-se de vasos grandes e pequenos. ... Ele não espera que os vasos menores tenham o mesmo conteúdo dos maiores. Espera que os retornos sejam de acordo com o que o homem tem, e não de acordo com o que ele não tem. Fazei o que está ao vosso alcance, e Deus aceitará os vossos esforços. Assumi o dever que se acha mais perto de vós, cumpri-o com fidelidade, e vossa obra será inteiramente aceitável para o Mestre. Em vosso desejo para fazer algo que seja grande, não descuideis as tarefas menores que requerem vossa atenção.
Acautelai-vos contra a negligência da oração secreta e do estudo da Palavra de Deus. Estas são as vossas armas contra aquele que procura impedir vosso avanço em direção ao Céu. A primeira negligência da oração e do estudo da Bíblia torna mais fácil a segunda negligência. A primeira resistência à súplica do Espírito Santo prepara o caminho para a segunda resistência. Assim o coração se endurece, e a consciência fica cauterizada.
Por outro lado, toda resistência à tentação facilita a resistência. Toda negação do próprio eu torna mais fácil a negação de si mesmo. Toda vitória obtida prepara o caminho para nova vitória. Cada resistência à tentação, cada negação do próprio eu, cada triunfo sobre o pecado é uma semente para a vida eterna. Toda ação altruísta dá novo vigor à espiritualidade. Ninguém pode procurar ser semelhante a Cristo sem tornar-se mais nobre e mais sincero.
O Senhor reconhecerá todo esforço que fazeis para alcançar o Seu ideal para vós. Quando errais, quando caís em tentação, não acheis que não podeis orar, que não sois dignos de ir ter com o Senhor. "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." I João 2:1. Com braços estendidos Ele está à espera para dar as boas-vindas ao filho pródigo. Ide ter com Ele, e falai-Lhe sobre vossos erros e fracassos. Pedi-Lhe que vos fortaleça para novo empenho. Ele nunca vos decepcionará; jamais abusará de vossa confiança.
Tereis aflições. Assim o Senhor remove a aspereza de vosso caráter. Não murmureis. Tornais a aflição mais penosa pelo descontentamento. Honrai a Deus por meio de alegre submissão. Suportai a pressão pacientemente. Mesmo que vos seja feita alguma injustiça, conservai o amor de Deus no coração. ...
"No sossego e na confiança, estaria a vossa força." Isa. 30:15. Cristo conhece a intensidade de vossas tentações e a intensidade de vosso poder para resistir. Sua mão está sempre estendida em compassiva ternura a todo filho sofredor. Ele diz ao tentado, ao desalentado: Meu filho, por quem Eu sofri e morri, não podes confiar em Mim? "A tua força será como os teus dias." Deut. 33:25. Youth's Instructor, 26 de junho de 1902.
A Verdade Vencerá
Aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em Mim. João 14:30.
Como Redentor do mundo, Cristo foi constantemente confrontado por aparentes fracassos. Ele, o Mensageiro da misericórdia ao nosso mundo, pouco parecia fazer da obra que anelava realizar em erguer e salvar. Satânicas influências estavam sempre operando para Lhe obstar o caminho. Mas Ele não Se desanimava. Através da profecia de Isaías, declara: "Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as Minhas forças; todavia, o Meu direito está perante o Senhor, e o Meu galardão, perante o Meu Deus. ... Israel não se deixou ajuntar; contudo, aos olhos do Senhor, serei glorificado, e o Meu Deus será a Minha força." É a Cristo que é feita a promessa: "Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que as nações abominam. ... Assim diz o Senhor:... Te guardarei, e Te darei por concerto do povo, para restaurares a Terra e lhes dares em herança as herdades assoladas; para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei. ... Nunca terão fome nem sede, nem a calma nem o Sol os afligirão, porque o que Se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas." Isa. 49:4, 5, 7-10.
Nesta palavra repousava Jesus, e não deu lugar a Satanás. Quando estavam para ser dados os últimos passos na humilhação de Cristo, quando a Sua alma estava sendo envolvida pela mais profunda aflição, Ele disse aos discípulos: "... aproxima-se o príncipe deste mundo e nada tem em Mim." "O príncipe deste mundo está julgado." "Agora, será expulso." João 14:30; 16:11; 12:31. Com profética visão, Cristo traçou as cenas a terem lugar em Seu último e grande conflito. Sabia que, quando exclamasse: "Está consumado", todo o Céu havia de triunfar. O Seu ouvido colheria a distante música e os brados de vitória nas cortes celestes. Sabia que havia de soar então o dobre a finados do império de Satanás, e o nome de Cristo seria anunciado de mundo em mundo por todo o Universo.
Uma Reforma Decisiva
Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna. João 5:24.
Enquanto permitirdes que o orgulho habite no coração, tereis falta de poder em vossa obra. Durante anos tem sido acalentado um mau espírito, um espírito de orgulho, um desejo de preeminência. Isso agrada a Satanás e desonra a Deus. O Senhor requer uma reforma decisiva. ... Renove [a pessoa verdadeiramente reconvertida] o seu concerto com Deus, e Deus renovará o Seu concerto com ela. Que anjos e homens vejam que há perdão do pecado com Deus. Extraordinário poder divino precisa apossar-se das igrejas adventistas do sétimo dia. Precisa haver reconversão entre os membros, para que, como testemunhas de Deus, testifiquem do autorizado poder da verdade que santifica a vida. A igreja tem de ser renovada, purificada e santificada, de contrário a ira de Deus incidirá sobre eles com muito mais intensidade do que sobre os que nunca alegaram ser santos.
Os que são santificados pela verdade manifestarão que a verdade efetuou uma reforma na sua vida, que ela os está preparando para a trasladação ao mundo celestial. Mas, enquanto predominam na vida o orgulho, a inveja e ruins suspeitas, Cristo não reina no coração. O Seu amor não está no coração. Na vida dos que são participantes da natureza divina há a crucifixão do espírito altivo e auto-suficiente que conduz à exaltação do próprio eu. Em seu lugar habita o Espírito de Cristo e na vida se manifestam os frutos do Espírito. Tendo a mente de Cristo, os Seus seguidores revelam as virtudes do Seu caráter.
Nada menos do que isso tornará os homens aceitáveis a Deus. Nada menos do que isso lhes dará o caráter puro e santo que precisam ter os que são admitidos no Céu. Logo que alguém se reveste de Cristo, é vista uma evidência no espírito, nas palavras e ações, da transformação efetuada nele. Uma atmosfera celestial circunda-lhe a vida, pois Cristo está habitando no íntimo.
"Em verdade, em verdade vos digo", declarou Cristo, "Quem crê em Mim tem a vida eterna." João 6:47. Oh, quão poucos revelam em sua vida os princípios dessa vida! Professam crer na mais sagrada verdade que já foi dada aos mortais, mas desonram a Deus em sua vida. "Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha carne é verdadeira comida, e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nele." João 6:54-56. ... Compete-nos viver no temor e amor de Deus. Deus é supremo, e Ele coopera com os que representam a Cristo na vida e no caráter, com os que são bondosos, atenciosos, abnegados e altruístas. Cristo diz: "Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me." Mat. 16:24. Carta 63, 1903.