22.10.10

EXALTAI-O COMO A CABEÇA DA IGREJA

A Cabeça da Igreja
Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogénito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia. Col. 1:18.
Desde a Sua ascensão Cristo tem conduzido a Sua obra na Terra por meio de escolhidos embaixadores e por cujo intermédio Ele fala aos filhos dos homens e ministra a suas necessidades. A grande Cabeça da igreja superintende Sua obra através da instrumentalidade de homens ordenados por Deus para agir como Seus representantes.
A posição dos que foram chamados por Deus para trabalhar por palavra e doutrina para o reerguimento da Sua igreja é de grave responsabilidade. Estão no lugar de Cristo rogando a homens e mulheres que se reconciliem com Deus; e eles só podem cumprir a sua missão se receberem sabedoria e poder do alto.
Os ministros de Cristo são guardadores espirituais do povo confiado a seu cuidado. A sua obra tem sido comparada a do vigia. Nos tempos antigos as sentinelas eram muitas vezes colocadas sobre os muros da cidade, onde, de posição vantajosa, pudessem dominar importantes postos a ser guardados, e dar advertência da aproximação do inimigo. De sua fidelidade dependia a segurança de todos os que estavam dentro da cidade. A determinados intervalos exigia-se-lhes que chamassem uns aos outros a fim de estarem seguros de que todos estavam despertos e que nenhum dano sobreviera a alguém. O brado de animação ou de advertência era repetido de um ao outro até que ecoasse ao redor de toda a cidade. ...
É privilégio dos vigias sobre os muros de Sião viver tão perto de Deus e ser tão susceptíveis às impressões de Seu Espírito que Ele possa operar por meio deles, a fim de advertir do perigo a homens e mulheres, e apontar-lhes o lugar de segurança. Fielmente devem adverti-los do inevitável resultado da transgressão, e devem fielmente salvaguardar os interesses da igreja. Em tempo algum devem eles relaxar sua vigilância. ... Em sons de trombeta sua voz deve fazer-se ouvir, e nunca deixar soar uma nota confusa ou hesitante. ...
Aquele que serve sob a bandeira sangrenta de Emanuel terá a fazer o que requererá heróico esforço e paciente perseverança. Mas o soldado da cruz permanece inabalável na frente de batalha. ... Ele sente sua necessidade de fortaleza do alto. As vitórias que alcança o levam a apegar-se mais e mais firmemente ao Poderoso. Apoiando-se neste Poder, está ele capacitado a apresentar a mensagem de salvação de forma tão impressiva que ela vibrará em outras mentes. ...
É pelo contemplar Aquele que é invisível que se obtém a força e o vigor da alma, e é quebrado o poder das coisas terrenas sobre a mente e o caráter. Atos dos Apóstolos, págs. 360-363.
Cooperadores de Deus
Vós sois a luz do mundo. Mat. 5:14.
Nosso Senhor pretendia que Sua igreja reflectisse ao mundo a plenitude e eficiência que nEle encontramos. Recebemos continuamente da graça de Deus, e comunicando-a por nossa vez, representamos para o mundo o amor e a beneficência de Cristo. Enquanto todo o Céu está em movimento, despachando mensageiros a todas as partes da Terra a fim de levarem avante a obra da redenção, a igreja do Deus vivo deve também colaborar com Cristo. Somos membros de Seu corpo místico. Ele é a cabeça, regendo todos os membros do corpo. O próprio Jesus, em Sua infinita misericórdia, está operando nos corações humanos, efetuando transformações espirituais tão admiráveis, que os anjos as contemplam com admiração e alegria. O mesmo abnegado amor que caracteriza o Mestre, manifesta-se no carácter e na vida de Seus verdadeiros seguidores. Cristo espera que os homens se tornem participantes de Sua natureza divina enquanto estão aqui no mundo, reflectindo assim não somente Sua glória para louvor de Deus, mas iluminando as trevas deste mundo com as irradiações do Céu. Assim se cumprirão as palavras de Cristo: "Vós sois a luz do mundo." Mat. 5:14.
"Nós somos cooperadores de Deus", I Cor. 3:9 "despenseiros da multiforme graça de Deus." I Ped. 4:10. O conhecimento da graça de Deus, as verdades de Sua Palavra, bem como os dons temporais - tempo e meios, talentos e influência - constituem todos um legado da parte de Deus, para serem empregados para glória Sua e salvação dos homens. Coisa alguma pode ser mais ofensiva a Deus, que está constantemente outorgando Seus dons ao homem, do que vê-lo egoisticamente apegado a esses dons, sem nada devolver ao Doador. Jesus está agora no Céu preparando mansões para os que O amam; sim, mais que mansões, um reino que nos há de pertencer. Todos, porém, quantos hão de herdar essas bênçãos, precisam partilhar da abnegação e sacrifício de Cristo para o bem de outros.
Jamais houve maior necessidade de diligente e abnegado labor na causa de Cristo, do que agora, quando as horas do tempo de graça se estão rapidamente a encerrar, e a derradeira mensagem de misericórdia tem de ser dada ao mundo. Minha alma se comove dentro de mim ao vir de todas as direções o grito macedônico, de cidades e vilas de nossa própria terra, de além do Atlântico e do vasto Pacífico e das ilhas do mar: "Passa... e ajuda-nos." Atos 16:9. Irmãos e irmãs, respondereis vós a esse clamor, dizendo: "Faremos tudo ao nosso alcance, tanto em enviar missionários como em dar dinheiro. Renunciaremos a nós mesmos no embelezamento de nossa casa, no adorno de nossa pessoa e na satisfação do apetite. Poremos na causa de Deus o dinheiro que nos foi confiado e devotar-nos-emos também sem reservas a Sua obra". ... Que todo dinheiro que vos for possível poupar seja posto no banco celeste. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 327-329.
Cristo Glorificado em Seu Povo
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo. João 16:33.
Cristo não falhou, nem Lhe faleceu o ânimo, e Seus seguidores têm de manifestar uma fé de natureza assim resistente. Cumpre-lhes viver como Ele viveu, e trabalhar como Ele trabalhou, pois nEle confiam como o grande Obreiro-Mestre. Valor, energia e perseverança devem eles possuir. Conquanto aparentes impossibilidades lhes entravem o caminho, por sua graça hão de ir avante. Em lugar de deplorar as dificuldades, são convidados a transpô-las. Não devem desesperar de coisa alguma, mas esperar tudo. Com a áurea cadeia de Seu incomparável amor, temos Cristo ligado ao trono de Deus. É Seu desígnio que lhes pertença a mais alta influência do Universo, influência que emana da fonte de todo o poder. Têm de ter força para resistir ao mal, força que nem a Terra, nem a morte, nem o inferno podem dominar; força que os habilitará a vencer como Cristo venceu.
É intuito de Cristo que a ordem celeste, o celeste plano de governo e a divina harmonia celeste, sejam representadas em Sua igreja na Terra. Assim é Ele glorificado em Seu povo. Por meio deles, o Sol da Justiça resplandecerá sobre o mundo com não empanado brilho. Cristo deu a Sua igreja amplas faculdades, de modo a poder receber abundantes retribuições de glória da parte de Sua remida, comprada possessão. Concedeu a Seu povo capacidade e bênçãos para que representassem Sua própria suficiência. A igreja, dotada com a justiça de Cristo, é Sua depositária, nela se devendo revelar as riquezas de Sua misericórdia, Sua graça em plena e final manifestação. Cristo considera Seu povo, em sua pureza e perfeição, como a recompensa de Sua humilhação, e o suplemento de Sua glória - sendo Ele mesmo o grande Centro, de quem toda a glória irradia. ...
Cristo concluíra a obra que Lhe fora dada a fazer. Glorificara a Deus na Terra. Manifestara o nome do Pai. Reunira os que haviam de continuar Sua obra entre os homens. E disse: "E nisso sou glorificado." "E Eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um, assim como Nós." João 17:10 e 11.
Assim, na linguagem de quem possui autoridade divina, Cristo entrega Sua igreja eleita nos braços do Pai. Como consagrado sumo sacerdote, intercede por Seu povo. Como fiel pastor, reúne Seu rebanho à sombra do Todo-poderoso, no forte e seguro refúgio. Quanto a Si, aguarda-O a derradeira batalha com Satanás, e Ele sai a enfrentá-la. O Desejado de Todas as Nações, págs. 679 e 680.
Um Nome Real
Se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes glorifique a Deus com esse nome. I Ped. 4:16.
Deus ordenou-me que dissesse a Seu povo, pastores e membros: "Postai-vos num plano mais elevado. Avançai firmemente, para a frente e para cima, no caminho que Jesus trilhou. Não confieis em vossas próprias opiniões. A santificação pela verdade é vossa única segurança." O Senhor Deus de Israel deseja que Seu povo fique em pé na Sua força e no Seu poder, recebendo para transmitir. Ele susterá e amparará os que O servem com o entendimento, coração e força.
Precisamos compreender o que significa revestir-se de Cristo, o que significa ter conhecimento experimental da graça de Cristo e uma fé que cresça continuamente.
Falando sobre o mistério "que desde o começo do mundo esteve oculto em Deus", Paulo diz: "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério..., para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais." Efés. 3:8-10. Não somente aos que vivem neste mundo, mas também aos principados e potestades nos lugares celestiais deve a Igreja na Terra revelar a glória de Deus.
Deus escolheu dentre os gentios um povo para Si, e deu-lhes o nome de cristãos. Este é um nome real, dado aos que se unem a Cristo. ... Pedro diz: "Se [alguém] sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes glorifique a Deus com esse nome." I Ped. 4:16.
Oxalá o povo de Deus aceite o que Ele afirma e se aposse do maravilhoso tesouro do conhecimento que está aberto para eles!...
Temos diante de nós o exemplo mais elevado e santo. Jesus foi sem pecado em pensamento, palavra e ação. A perfeição assinalou tudo o que Ele fez. Ele nos indica o caminho que trilhou, dizendo: "Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me." Mat. 16:24.
Temos uma regra perfeita - a Palavra do Deus vivo. Ele nos deu essa Palavra como nosso guia e conselheiro. O salmista declara: "Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti." Sal. 119:11.
Os cristãos, que devem representar a Deus neste mundo, não devem procurar doutrinas que são novas e estranhas. Não devem esquadrinhar os mistérios da vida futura. Sua parte é tornar sua vida neste mundo de tal modo que Deus possa aprová-la. Review and Herald, 26 de abril de 1906.
Que a Igreja se Levante, e Resplandeça!
Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a Terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a Sua glória se vê sobre ti. Isa. 60:1 e 2.
A inveja causou a primeira morte em nosso mundo. ... Todo egoísmo vem de Satanás. Os seres humanos pertencem a uma grande família - a família de Deus. Eles devem respeitar-se e amar-se uns aos outros. Não devem proferir palavras que ferem e ofendem. Ninguém deve ser injusto nos seus negócios, fazendo com que os seus semelhantes percam a confiança nele. Egoísmo e injustiça trazem infelicidade. Sob a sua maléfica influência, os homens perdem o senso do que significa amarem-se uns aos outros como Cristo nos ama.
Todos devem trabalhar em amor e unidade, olhando para Deus como o grande Centro. O amor a Cristo é o princípio que une o homem a seus semelhantes. ...
No mundo, hoje em dia, vê-se o oposto da lealdade a Deus. Cada reino, cada província, cada família tem o desejo de tornar-se um centro. Os homens almejam dominar sobre os seus semelhantes. ... O próprio eu é o principal incentivo da ação. ...
O Senhor solicita que Seu povo afaste de si toda pedra de tropeço. Estai repletos do Espírito Santo. Unir o homem com Deus e com os seus semelhantes, restaurar aos seres humanos a benevolência perdida pelo pecado - esta é a glória do evangelho. Que a Igreja se levante, e resplandeça; porque vem a sua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ela. Procurem os membros diligentemente obter a vitória sobre o próprio eu. Manuscrito 78, 1901.
A religião de Cristo significa mais que o perdão dos pecados; significa remover nossos pecados e encher o vácuo com as graças do Espírito Santo. Significa iluminação divina e regozijo em Deus. Significa um coração despojado do próprio eu e abençoado pela presença de Cristo. Quando Cristo reina na alma há pureza e libertação do pecado. A glória, a plenitude, a perfeição do plano do evangelho são cumpridas na vida. A aceitação do Salvador traz paz perfeita, perfeito amor, segurança perfeita. A beleza e fragrância do carácter de Cristo manifestadas na vida, testificam de que em verdade Deus enviou Seu Filho ao mundo para o salvar. ...
A revelação da glória do Senhor na forma humana, trará o Céu tão perto dos homens, que a beleza que adorna o templo interior será vista em toda alma em que o Salvador habita. Os homens serão cativados pela glória de um Cristo que vive em nós. E em torrentes de louvor e ações de graças das muitas pessoas assim ganhas para Deus, refluirá glória para o grande Doador. Parábolas de Jesus, págs. 419 e 420.
O Céu Espera Cooperar
Então, romperá a tua luz como a alva,... a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Isa. 58:8.
É a constante percepção da preciosidade do sacrifício expiatório de Cristo em nosso favor que nos habilita a chamar a atenção de outros para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Precisamos tornar-nos expositores da eficácia do sangue de Cristo, por meio do qual foram perdoados os nossos próprios pecados. Só assim poderemos alcançar a classe mais elevada. ...
Cristo disse que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Mas para Deus tudo é possível. Ele pode e quer atuar por meio de instrumentos humanos na mente de ricos cuja vida tem sido dedicada à aquisição de dinheiro.
O universo celestial há muito tempo está esperando cooperar com instrumentos humanos nessa obra que eles têm evitado e negligenciado. Muitos que procuraram efetuar a obra ficaram desanimados, e desistiram; quando, se houvessem perseverado, teriam sido muito bem-sucedidos. Os que realizam fielmente esse trabalho serão abençoados por Deus. A justiça de Cristo irá adiante deles, e a glória do Senhor será sua retaguarda.
Há milagres a serem operados em genuína conversão, milagres que agora não são discernidos. Os maiores homens do mundo não estão fora do alcance de um Deus que realiza maravilhas. Se os Seus cooperadores forem homens de oportunidade, cumprindo corajosa e fielmente o seu dever, Deus converterá homens que ocupam posições de responsabilidade, homens de intelecto e influência. Pelo poder do Espírito Santo, muitos aceitarão os princípios divinos. Contemplando a Jesus em Sua amabilidade, em Sua abnegação e desprendimento, o rico auto-suficiente verá a si mesmo, em contraste com isso, como infeliz, miserável, pobre, cego e nu, e tornar-se-á tão pequeno em sua própria opinião, que preferirá Cristo a si mesmo e se apossará da vida eterna.
Tendo-se convertido à verdade, ele se tornará um instrumento na mão de Deus para comunicar a luz. Terá especial interesse por outras pessoas dessa classe negligenciada. Sentirá que lhe é confiado um encargo evangélico para com os que fizeram deste mundo o seu tudo. Tempo e dinheiro serão consagrados a Deus, meios serão levados para a Sua tesouraria, talentos e influência reverterão para a verdade, e nova eficiência e poder serão acrescidos à Igreja. ...
Amor puro e santificado, tal amor como o que foi expresso na obra da vida de Cristo, é como um perfume sagrado. Do mesmo modo que o quebrado frasco de unguento de Maria, ele enche toda a casa com sua fragrância. Eloquência, conhecimento da verdade, talentos raros, mesclados com amor, são todos preciosos dons. ... Amor a Deus e àqueles por quem Cristo morreu efectuará uma obra que quase não podemos compreender. Testimonies, vol. 6, págs. 81-84.

Sem comentários: