18.3.10

SOLENES DEVERES NO DIA DA EXPIAÇÃO

Deus esperava que os israelitas O servissem fielmente cada dia do ano e aceitava seus serviços. Mas, vindo o Dia da Expiação, requisitos especiais eram impostos sobre eles durante esse dia. Quem deixasse de os cumprir, era eliminado do povo de Israel.
Ao chegar o dia antitípico da expiação, tendo-se iniciado o Juízo Investigativo no Santuário celestial, Deus requer também da congregação antitípica (Sua igreja), o fiel cumprimento de sua parte.
Cada dever estabelecido na Palavra de Deus deve ser cumprido com alegria.
“SANTA CONVOCAÇÃO”Lv 23:27 “Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação.”
“Vivemos hoje no grande dia da expiação. No cerimonial típico, enquanto o sumo sacerdote fazia expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome conservado no livro da vida, devem, agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração, profundo e fiel.” GC, pág. 493.
“No serviço antigo, se alguém não observasse o Dia da Expiação como ordenado por Deus, seus pecados não eram confessados pelo sumo sacerdote sobre a cabeça do bode emissário, e ele era eliminado do povo de Deus (Lv 23:28-30). Aquele que, durante o dia antitípico da expiação, ou o juízo investigativo, pensar que Cristo intercederá por seu caso enquanto ele mesmo ignora a obra que Deus prescreveu para ser cumprida pela antitípica congregação, verificará finalmente que seu nome será apagado do livro da vida. Somos salvos pela fé em nosso Sumo Sacerdote, mas fé sem obras é morta (Tg 2:17). Se possuirmos uma fé viva, alegremente cumpriremos o que o Senhor ordena.” – A Cruz e Sua Sombra, pág. 228.
“Aquele dia devia ser santa convocação. O povo devia congregar-se para o culto religioso. Paulo exorta solenemente aqueles que, nos dias em que o Sumo Sacerdote está para concluir Sua obra no santuário celestial, são tentados a abandonar os serviços religiosos: ... ‘Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.’ Hb 10:24 e 25.
“Há uma bênção especial em nos reunir com outros para adorar a Deus. Ele prometeu que mesmo onde estiverem dois ou três reunidos em Seu nome, ali estaria no meio deles (Mt 18:20). Esse primeiro requisito é um termômetro espiritual por meio do qual cada cristão pode testar sua condição espiritual. Se ele se abstém da adoração a Deus na congregação, é porque não sente nenhum prazer nisso; sua espiritualidade é muito baixa.” – A Cruz e Sua Sombra, págs. 228, 229.
As convocações para a Escola Sabatina, Culto Divino, Conferências, Ceias do Senhor e Reuniões Especiais são ocasiões para sermos abençoados e fortalecidos na fé.
 A Igreja, o Conduto da Bênção
“É escrito um memorial daqueles que não deixam a congregação, mas freqüentemente falam um ao outro. O remanescente deve vencer pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de seu testemunho.” – Meditações Matinais 1959, pág. 246.
“Devemos aproveitar toda a oportunidade de nos colocarmos no conduto da bênção. ... As convocações da igreja, como nas reuniões campais, as assembléias da igreja local, e todas as ocasiões em que há trabalho pessoal em favor das almas, são oportunidades determinadas por Deus para dar tanto a chuva temporã como a serôdia.” – Testemunhos Para Ministros, pág. 508.
“Para a alma crente e humilde, a casa de Deus na Terra é como que a porta do Céu. Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor, são os meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembléia lá do alto, para aquela reunião sublime à qual coisa nenhuma que contamine poderá ser admitida.” – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 193.
“AFLIGIREIS VOSSAS ALMAS”Lv 23:27 “Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; e afligireis a vossa alma.”
Jl 2:15 “Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição.”
“Cada pessoa devia ‘afligir’ sua alma, examinar seu coração e pela graça de Cristo remover cada pecado, orando continuamente.
“O dia antitípico da expiação abrange um período de anos. No símbolo, exigia-se um jejum de 24 horas. Durante esse dia requeria-se um completo controle do apetite. Isso era um símbolo da abstinência que deve ser praticada durante o antitípico período de anos. Deus designou que Seu povo controle o apetite e o mantenha subjugado (I Co 9:27).” – A Cruz e Sua Sombra, pág 230.
 A Temperança é um Dever do Dia da Expiação
“O profeta Isaías, olhando através dos séculos, descreve o estado das coisas como segue: ‘O Senhor, o Senhor dos Exércitos, vos convida naquele dia para chorar, prantear, raspar a cabeça e cingir o cilício. Porém, é só gozo e alegria que se vê; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne, bebe-se vinho.’ Isaías 22:12 e 13. Que quadro vívido da presente condição do mundo! Deus convida Seu povo a afligir a alma, controlar o apetite e prover-se apenas dos alimentos que produzem bom sangue e mente clara para discernir a verdades espirituais. Mas, em lugar de obedecer, estão empenhados em ‘comer carne e beber vinho’. O profeta registra o resultado final desse curso: ‘O Senhor dos Exércitos Se declara aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não será perdoada, até que morrais.’ Isaías 22:14.” – A Cruz e Sua Sombra, pág. 231.
O Salvador quer que Seu povo, durante o antitípico dia da expiação, considere tanto a quantidade como a qualidade de seu alimento. Qualquer pessoa pode anuviar a mente e arruinar a saúde pelo comer em demasia, mesmo do melhor alimento. O glutão e o bêbado são classificados juntos: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne.” Pv 23:20.
“Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, se apartarão do povo de Deus, para não mais andar com ele.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 380.
“João separou-se dos amigos e ostentações da vida. A simplicidade de seu vestuário, feito de pelos de camelo, era uma permanente reprovação à extravagância e exibição dos sacerdotes judeus, bem como do povo em geral. Seu regime, puramente vegetariano, composto de alfarrobas e mel silvestre, era uma reprovação à condescendência para com o apetite e a glutonaria predominante em toda parte. Os que devem preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo, são representados pelo fiel Elias, assim como João veio no espírito de Elias, a fim de preparar o caminho para o primeiro advento de Cristo.
“O grande assunto da reforma deve ser agitado, e a mente do público deve ser estimulada. Temperança em todas as coisas deve estar associada com a mensagem, a fim de fazer voltar o povo de Deus de sua idolatria, glutonaria e extravagância no vestir e em outras coisas...”
“O povo a quem Deus está dirigindo será um povo peculiar. Não se assemelhará ao mundo.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 71, 72.
“A reforma dietética deve ser progressiva. À medida que as doenças aumentam nos animais, o emprego de leite e ovos se tornará cada vez menos livre de perigo. Deve-se fazer um esforço para os substituir com outras coisas que sejam saudáveis e pouco dispendiosas. O povo de toda parte deve ser ensinado a cozinhar sem leite e sem ovos, isto o quanto possível, fazendo não obstante comida sã e apetecível.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 365.
Comer em horário regular, beber água em abundância, não ingerir líquido durante as refeições, evitar frituras, usar maior quantidade de saladas, progredir no uso de alimentos integrais (ver 3 ME 274) em lugar dos refinados e enlatados, faz parte de outro dever do dia da expiação. Em nossas igrejas, deve haver classes de culinária, para ministrar orientações quanto ao preparo de alimento natural e saudável. (ver CRA 443).
“TRAREIS OFERTAS QUEIMADAS AO SENHOR”Lv 23:27 “Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação: trareis oferta queimada ao Senhor.”
“Um outro requisito prescrito à congregação simbólica no Dia da Expiação era trazer ‘oferta queimada ao Senhor’. As ofertas queimadas eram consumidas sobre o altar. No antítipo, não oferecemos ofertas queimadas de carneiros ou ovelhas. Mas Deus espera que cumpramos o antítipo das ofertas consumidas sobre o altar. Deseja que ‘espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo’ I Ts 5:23. Que toda a vida do cristão esteja sobre o altar, pronta para ser usada como convém ao Senhor. Ninguém pode cumprir isso se não aceitar a Cristo diariamente como sua oferta pelo pecado, e saber o que significa ser ‘aceito no Amado’.” – A Cruz e Sua Sombra págs. 233, 234.
 O Culto da Família
Rm 12:1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
“Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino. Que apropriado é reunirem os pais em redor de si aos filhos, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxílio, guia e proteção para o dia! Que adequado, também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos, para agradecer as bênçãos do dia findo!
“O pai e, em sua ausência, a mãe, deve dirigir o culto, buscando um trecho das Escrituras que seja interessante e de fácil compreensão. Convém que o culto seja breve.” – Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 92.
“À noitinha e pela manhã uni-vos aos vossos filhos no culto de Deus, lendo Sua palavra e cantando Seu louvor. Ensinai-os a repetir a lei de Deus.” – Eventos Finais, pág. 73.
 As Nossas Dádivas
Nesse tempo solene do grande Juízo Investigativo, quando nosso Advogado está intercedendo por nós, nosso coração deve estar cheio de gratidão, e devemos reconhecer a bondade de Deus não simplesmente exprimindo nossa gratidão com palavras, mas por meio de dádiva e ofertas à Sua causa. Assim como estamos continuamente a receber as bênçãos de Deus, assim devemos estar continuamente a dar.
“NENHUMA OBRA FAREIS”
“E, naquele mesmo dia, nenhuma obra fareis, porque é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR, vosso Deus.” Lev. 23:28.
O Dia da Expiação era reverenciado pela antiga congregação como um Sábado cerimonial (Lv 23:31). Todo trabalho era posto de lado, e a força do pensamento concentrada em buscar a Deus e servi-Lo. A obra divina ocupava o pensamento durante o dia todo. Assim era o símbolo. Mas isso não significa que no dia antitípico da expiação ninguém deve atender aos seus negócios, pois Deus nunca intentou que Seu povo fosse remisso em suas atividades profissionais (Rm 12:11). Ele prometeu abençoá-los nas coisas temporais se cumprissem o antítipo conferindo à Sua obra e serviço o primeiro lugar, e aos seus interesses temporais o segundo (Mt 6:31-33).
Satanás engana as pessoas, levando-as a crer que não lhes sobra tempo para estudar a Palavra de Deus e orar. Um dos sutis instrumentos usado pelo inimigo para lhes roubar o tempo, atualmente, é a televisão. Finalmente, por falta de alimento espiritual e comunhão com Deus, estas almas tornam-se tão fracas espiritualmente, que aceitam as dúvidas e a incredulidade que o inimigo continuamente lhes apresenta. Quando chegar o momento em que julgarem ter tempo para estudar a Bíblia, constatarão que agora perderam todo o gosto pela Palavra de Deus.
CONCLUSÃO:“O Senhor está provando a grande congregação antitípica. Quem cumprirá o antítipo, não deixando de congregar-se com o povo de Deus? Quem conservará sua mente clara através do controle do apetite, e o coração purificado pela oração e profundo exame introspectivo? Quem consagrará todo o seu interesse sobre o altar do Senhor, a fim de ser um instrumento para Sua glória, nunca permitindo que os ‘cuidados desta vida’ debilitem a obra divina ou tragam negligência para com o estudo das Sagradas Escrituras? Destes, nosso Sumo Sacerdote dirá: ‘O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se’ Ap 22:11.” – A Cruz e Sua Sombra, págs. 233, 234.
“Deve haver um exame de coração profundo e fiel. O espírito leviano e frívolo, alimentado por tantos cristãos professos, deve ser deixado. Há uma luta intensa diante de todos os que desejam subjugar as más tendências que porfiam pelo predomínio.” GC 490.
“Solenes são as cenas ligadas à obra final da expiação. Momentosos, os interesses nela envolvidos. O juízo ora se realiza no santuário celestial. Há muitos anos esta obra está em andamento. Breve, ninguém sabe quão breve, passará ela aos casos dos vivos. Na augusta presença de Deus nossa vida deve passar por exame.” GC, pág.489.
“Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje; para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo se retivermos até o fim a nossa confiança inicial; enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hb 3:12-15.
Que o Senhor, através de Seu Santo Espírito, nos auxilie a compreender nossos privilégios e nossos deveres, nesse grande dia antitípico da expiação. Amém

Sem comentários: