13.1.10

PENSAMENTOS DE ELLEN WHITE SOBRE A IGREJA


* «O Espírito de Deus convence os pecadores da verdade, e coloca-os nos braços da igreja» (Ev. 352). * «É desígnio de Deus que o Seu povo seja um; que tenham a mesma visão, e tenham o mesmo espírito e o mesmo parecer» (1TS 345).
* «Subordine-se o juízo individual à autoridade da igreja» (1TS 447).
* «Deus tem na terra uma igreja que é o Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador; mas a igreja militante não é a igreja triunfante. Há joio entre o trigo. 'Queres pois que vamos arrancá-lo?' foi a pergunta do servo; mas o pai de família respondeu: 'Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele'. A rede do evangelho apanha não só peixes bons, mas também ruins, e só o Senhor sabe quem são os Seus» (TM 61).
* «Deus declarou que a história do passado se repetirá, ao começarmos a obra finalizadora. Cada verdade por Ele dada para estes últimos dias deve ser proclamada ao mundo. Cada coluna que Ele ergueu, deve ser fortalecida. Não podemos agora descer dos fundamentos que Deus estabeleceu. Não podemos agora entrar para qualquer organização nova; pois isto significaria apostatar da verdade» (1TS 363).
* «Não há necessidade de duvidar, de temer que a obra não terá êxito. Deus está à frente da obra, e Ele porá tudo em ordem. Se, na direcção da obra, houver coisas que careçam de ajustamentos, Deus cuidará disso, e operará para corrigir todo o erro. Tenham os fé em que Deus há-de pilotar seguramente a nobre nau que conduz o povo de Deus» (Idem).
* «No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha, tapando o muro e restaurando os lugares assolados» (TM 50).
* «Deus tem uma igreja, e ela tem um ministério designado por Ele. . . .
«O Senhor tem os Seus agentes designados, e uma igreja que tem sobrevivido a perseguições, conflitos e trevas. Jesus amou a igreja, e por ela Se deu a Si mesmo, e Ele a há-de aperfeiçoar, refinar, enobrecer e elevar, de maneira que ela fique firme no meio das influências corruptoras deste mundo. Homens designados por Deus foram escolhidos para vigiar com zeloso cuidado, com vigilante perseverança a fim de que a igreja não seja subvertida pelos ardis malignos de Satanás, mas que ela esteja no mundo para promover a glória de Deus entre os homens» (Idem 52-53).

Sem comentários: