2.11.09

SANTIFICAÇÃO - OBRA PRIMA DE DEUS I

A santificação – o seu significado, o alcance, natureza prática, duração, valor, necessidade, a sua fonte divina, o factor humano, os seus meios, efeitos e padrão.
Chegamos ao cerne da questão, a mola mestra da existência cristã: a questão da justificação pela fé. Aqui está o coração pulsante da revelação bíblica e toda verdadeira religião bíblica.
A santificação está enraizada na justificação, na verdade é a graça que faz mudar o coração do pecador e esta é a coisa mais importante que Deus pode fazer no processo da salvação.
1- A grande obra da justificação pela fé, não é tanto os actos de Deus dentro do crente, mas a acção de Deus no exterior do crente.
Primeiro, o fundamento da aceitação do homem da parte de Deus para a vida eterna é pura graça. "... Sendo justificados livremente por Sua graça ... "Rom. 3:24. A palavra grega aqui traduzida livremente é traduzida noutros lugares sem causa. Graça não está condicionada a qualquer qualidade no coração humano. Assim é a distância relativa à qualidade dentro do homem que o apóstolo declara que esta graça "… Nos foi dada em Cristo Jesus antes da fundação do mundo" 2 Tm. 1:9. É uma qualidade no coração de Deus, a Sua disposição para ser bondoso e misericordioso para com aqueles que estão perdidos e nada merecem. Graça significa atributo de Deus, de aceitar aqueles que são inaceitáveis, sem excepção.
Contudo, Deus não pode permitir que a Sua graça substitua a Sua justiça. O Estado de Direito deve ser acolhido. Deus deve ter um motivo válido para perdoar os pecadores e para aceitá-los como justo. Estes motivos também estão completamente fora de nós.
. . . sendo justificados gratuitamente por Sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus [através da Sua (de Deus) ato de libertação na Pessoa de Jesus Cristo]. . . Rom. 3:24.
A morte de Cristo é o único motivo de Deus para possibilitar de nos julgar e de nos tratar como justos. A isto se chama ser "justificado por Cristo." Gal. 2:17. O evangelho proclama que os pecadores são salvos pela intervenção concreta de Deus na história. Esta é uma acção que é tão fora do pecador que aconteceu há dois mil anos atrás. Este é o cristianismo. É a única religião verdadeiramente histórica. Todas as outras religiões ensinam que a salvação é encontrada em algum processo dentro do adorador, e consequentemente, portanto a suprema preocupação do adorador é com a sua experiência interna. Cristianismo sozinho proclama uma salvação que é encontrada num evento fora do crente.
Esta verdade, é claro, é uma grande ofensa ao orgulho humano. Será que não podemos, pelo menos, simpatizar com os filhos de Israel no deserto? Muitos foram mordidos pelas serpentes e estavam diante da morte certa. Moisés colocou uma imagem de uma serpente mortal num poste e convidou a olhar e viver. Quem deu ouvidos a uma coisa como esta? O veneno estava lá dentro, e como algo completamente fora poderia trazer-lhes alguma ajuda? Então, eles estavam inclinados a agir pela razão.
Para nós que fomos mordidos pela antiga serpente, o diabo, Jesus declara:
E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado... - João 3:14.
A base da salvação não é um processo subjectivo. Se o caminho da salvação fosse simplesmente uma questão de convidar Cristo para o coração ou nascer de novo pelo Espírito, então Cristo não precisava de ter vindo aqui para sofrer e morrer. Nenhuma quantidade de santificação ou santidade interior pode diminuir o abismo que o pecado fez e colocar-nos em relação com Deus. Comunhão com Deus não pode parar um processo interno de ser santificado. A perfeição não é algo que Deus requer no final da estrada. Ele exige perfeição e santidade absoluta, antes de qualquer relacionamento correcto possa começar.
Então, nós dizemos novamente, salvação e justiça diante de Deus repousa sobre o que Deus já fez fora de nós na Pessoa de Jesus Cristo (Rm 3:24). Dois mil anos atrás, havia um objectivo, concreto, um evento histórico. O próprio Deus irrompeu na história humana na Pessoa do Seu Filho. Ele se tornou o nosso homem representativo. Ele carregou a nossa natureza e se tornou tão identificado com a gente de que tudo que Ele fez foi não só para nós, mas foi exactamente como se nós mesmo tivéssemos feito isso. Ele lutou com o pecado, o diabo e a morte. Ele derrotou completamente e destruiu os poderes das trevas. A Sua vitória foi para nós. É realmente a nosso vitória. Quando Ele viveu a vida santa, que mediu com as reivindicações da lei de Deus, era para nós. Foi exactamente o mesmo como se tivéssemos vivido isso. Quando Ele suportou o castigo do pecado, a justiça nos viu punido n´Ele. "... Se um morreu por todos, então estão todos mortos ..". 2 Coríntios. 5:14. Quando ele se levantou e foi aceite com alegria na presença de Deus, honrado e exaltado à direita de Deus, tudo o que foi para Ele, está guardado para nós. Foi a nossa humanidade que abraçou a Deus na Pessoa do Seu Filho. Como certamente como Deus veio a esta terra na Pessoa de Cristo, tão seguramente temos ido para o céu na Pessoa de Cristo. O evangelho não proclama as boas intenções que Deus tem a nosso respeito, o evangelho proclama as boas coisas que Ele tem feito. Por seus actos gloriosos fora de nós, Ele tem realmente conseguido a nossa libertação. Ele foi perdoado, justificado e restaurou-nos a glória e honra na Pessoa de Jesus Cristo (Ef 1:3-7; 2:4-6; Rom. 4:25; 5:8-10, 18, 19; Col . 2:10).
Justificação não é apenas pela graça e por Cristo; também deve ser pela fé. Aquilo que Deus tem feito fora de nós em seu Filho que é preciso acreditar e recebidos. A fé vem pelo ouvir esta mensagem de Cristo (Rm 10:17, RSV). A fé não trazer a salvação à existência. Ele não produz a justiça pela qual Deus nos justifica. A fé não fazer, Que toma. É tornar-se consciente de algo já existente.
A fé é completamente objectiva, na sua acção. Não é aposto nada horizontal, a qualquer coisa que está na terra, ou a qualquer coisa que possa ser visto. Portanto, não é a fé em que o Espírito Santo fez em nós. Não é a fé em nossa santificação ou em alguma experiência de nascer de novo. A fé é a aposta que está no céu, o que temos em Cristo à direita de Deus (Colossenses 3:1-4). Portanto, devemos decisivamente dizer que santificação, sendo a terra, sendo no crente, e ser visto, não é parte da justiça que é pela fé. A justiça que vem da fé é a vida e morte de Cristo. É que a vida de santidade perfeita que Cristo apresenta hoje no bar da justiça em nosso nome. A única justiça que temos diante de Deus é a justiça que está realmente diante de Deus. A nossa justiça é, portanto, em que mais precisam - na presença de Deus, antes da lei de Deus, à direita de Deus Pai ". Para que a nossa justiça é o próprio Cristo (Jr 23:6), que está ausente de nós na terra. Como John Bunyan declarada, o sublime mistério da Bíblia é que "uma justiça que mora com uma pessoa no céu, deve justificar-me, um pecador, na terra". Esta é a justificação pela fé. É uma justiça que os reformadores declarou ser "uma justiça alheia" - uma justiça completamente fora do homem e tão estranha para a razão humana que pode ser conhecido somente pelo Evangelho.
Vimos que Deus justifica pela graça, em razão da obra de Cristo, e aplica-se a bênção ao pecador que o recebe na fé. A graça que justifica está fora do homem. A justiça que justifica está fora do homem. E a fé que aceita a bênção é aposto ao que está fora do crente. Temos de pressionar esta verdade mais radical e consideram que o ato de Deus para justificar o pecador crente é também fora do crente. Isso pode ser visto de duas maneiras diferentes.

2- O Conceito de Justificação. Justificação é um termo jurídico com referência ao processo e julgamento. Isso não significa fazer uma pessoa subjectivamente justa mais do que condenação significa fazer uma pessoa subjectivamente ímpia. Justificação é simplesmente um veredicto do tribunal declarando, ou pronunciando, uma pessoa justa. No caso de veredicto de Deus, Ele declara o pecador crente para ser justo, porque o pecador é representado por Aquele que é justo. Ou, dito de outra forma, quando o pecador reivindica a justiça de Cristo como sua e a apresenta diante de Deus, o juiz reconhece que a dívida foi paga, e ao pecador é-lhe imputado e é inocentado perante a lei.
Justificação, portanto, não é um acto de Deus dentro do pecador, mas é um acto de Deus fora do pecador. É o veredicto de Deus sobre ele. É um acto judicial declaratório. Não é baseado na santidade de quem acredita, mas na santidade em quem a Ele acredita. Este ponto é crucial. Nesta matéria, da nossa aceitação com Deus, não devemos estar preocupados com o que Deus pensa de nós, mas sobre o que Deus pensa de Cristo, como nosso Substituto. Se confundir justificação com o processo de santificação interna, titubeamos na nossa fé, e torna-se para nós, na nossa consciência como podemos alcançar santidade para salvação. Esta não vem do que nós fazemos para Ele mas do que Ele faz para e em nós.

3- O método de justificação. Em Romanos, capítulo 4, o apóstolo não só declara que Deus justifica o pecador (v. 5), mas que Deus faz isso imputando justiça para aquele que crê (vv. 3, 5-7). No capítulo 5, Paulo mostra que a justiça que Deus imputa é "a justiça de d´Aquele" (vv. 18, 19). Agora, a palavra imputar não significa infundir. Significa simplesmente que a atribuído ao pecador o que ele não possui em si mesmo. Por exemplo, quando Eli pensamento (imputado) que Hannah estava bêbada, não fez com que Hannah estivesse bêbada (1 Sam. 1:13). Imputação não muda o objecto, mas muda a forma como o objecto é considerado. A ilustração suprema disto é o Calvário. Os nossos pecados foram imputados a Cristo (2 Coríntios. 5:19-21). Isto não foi algo subjectivo fazer um pecador. Mas não mudou a maneira que Deus o considerava. Teve uma influência determinante sobre a forma de justiça tratava.
Acto de Deus da justificação depende da perfeita justiça, é claro. No entanto, não depende de ser esta a justiça em nós, mas sobre ele ser intercedeu por nós na presença de Deus. Deus considera-nos simplesmente porque Cristo realizou por nós e nós aceitá-la na fé.
Portanto, independentemente da forma como olhamos para ele e qualquer maneira de transformá-lo, Justificação é um acto da graça de Deus que está totalmente fora da experiência de quem não crê.
Vamos pensar em categorias jurídicas, para o conjunto das Escrituras Hebraicas movem-se neste ambiente. Deus é Juiz e Legislador. Ele é o Deus da lei e da ordem. Ao contrário dos deuses imprevisíveis das nações, podemos depender d´Ele para agir em harmonia com a Sua própria lei recta e eterna. Justificação, segundo o pensamento do apóstolo Paulo, é uma palavra ligada à Lei do Juiz. Paulo argumenta que a nossa salvação está fundamentada na lei e na justiça, tanto quanto na graça e misericórdia (cf. Rm. 3:24-26). A nossa justiça própria é uma exigência à consciência e esta não pode ser pacificada, a menos que haja comunhão com Deus.
Deus não teria consentido com o Calvário. Se Ele não fosse obrigado pela sua própria lei de rectidão eterna, se esta Lei não fosse eterna Cristo não precisaria de ter morrido.
Nós aceitamos o princípio legal no mais sagrado dos relacionamentos humanos. Uma mulher que ignora uma relação jurídica e tenta estabelecer um relacionamento com um homem pela experiência por si só torna-se infiel. No Apocalipse, Babilónia (que representa toda a religião falsa) é chamada de prostituta (Apocalipse 17:5). Babilónia é todo o sistema que tenta estabelecer uma relação com Deus com base na experiência. A santificação é viver uma vida de comunhão com Deus. A justificação é a sua base jurídica, e não há nenhuma justificação sem existir comunhão.

Sem comentários: