2.10.09

A VERDADE: ACERCA DO INFERNO

Hoje vamos estudar o que a Bíblia diz acerca da destruição dos ímpios pelo fogo.
Muitas pessoas pensam no inferno e imaginam um diabo de barbicha. Ele tem uma forquilha que usa com prazer cruel para revirar as almas, desprovidas de corpo, dos pecadores, no fogo ardente, assando-os por toda a eternidade, enquanto eles gritam em agonia. Mas é este conceito popular de inferno fundamentado na Bíblia? Analisemos o que a Bíblia diz acerca deste assunto.

O nosso primeiro texto encontra-se em:
Mateus 10:28 “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
No juízo final os ímpios serão destruídos pelo fogo – isso é o inferno. Mas eles não serão almas desprovidas de corpo. Irão para o inferno com os seus corpos, como é dito em (Mateus 5:30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.”.

Está no inferno hoje?
2º Pedro 2:9 “Também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados.”
Ninguém está no inferno hoje. Será no dia do julgamento que receberão o seu castigo.

Onde estão os mortos perdidos? Estão a arder agora no inferno?
Job 21:
30 De que o mau é preservado no dia da destruição, e poupado no dia do furor?
31 Quem acusará diante dele o seu caminho? e quem lhe dará o pago do que fez?
32 Ele é levado para a sepultura, e vigiam-lhe o túmulo.
Todos os perdidos que morreram estão na sepultura. Um dia, todos serão ressuscitados para serem castigados.

Quando é que os perdidos serão ressuscitados da sepultura para serem castigados?
40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.
41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,
42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.

Os perdidos serão ressuscitados e queimados no fim deste mundo.

28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:
29 Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Os justos serão ressuscitados com a vinda de Jesus e serão levados para o Céu. Os perdidos ressuscitarão na segunda ressurreição, chamada a ressurreição da condenação.

O livro de Apocalipse diz-nos quando terá lugar esta segunda ressurreição.
Apocalipse 20:6-8.
6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 E sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

Aqueles que ressuscitam na primeira ressurreição são os santos. Eles vão para o Céu durante 1000 anos. Depois dos 1000 anos Satanás é liberto, quando os ímpios forem ressuscitados, para que ele os engane pela última vez (3). É então, esta segunda ressurreição que leva à destruição dos pecadores, acontece 1000 anos depois da vinda de Jesus.

Onde terá lugar o fogo do inferno?
Apocalipse 20:9-10.
9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;
10 E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

“Sobre a largura da terra”. Quando os perdidos se revoltarem contra a cidade, Deus irá destruí-los. Hoje o inferno não é no centro da Terra, mas, depois dos 1000 anos, será à superfície da Terra.

Vamos resumir aquilo que aprendemos na Bíblia:
» É Deus que comanda, e não Satanás (Apocalipse 20:9 “desceu fogo do céu”)
» Apocalipse 20:10; O próprio Satanás é atirado para o fogo da destruição.
» As pessoas com os seus corpos serão consumidas.
» O inferno terá lugar no fim dos mil anos, depois da vinda de Jesus.
» O inferno acontece na superfície da Terra e não no centro dela.
» Actualmente ninguém está no inferno. Os perdidos descansam na sepultura, esperando o dia em que serão ressuscitados, na ressurreição da condenação.

Falemos agora do godo e do enxofre. Como é que será?
Malaquias 4:1-3
1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.
O fogo queimará os perdidos. Irá reduzi-los a cinza. Repare que até Satanás, a origem do mal, será destruído.

O facto de Satanás ser destruído no fogo do inferno está bem claro no próximo versículo:
Ezequiel 28:18,19.
18 Pela multidão das tuas iniquidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.
Este texto refere-se a Satanás (cf.v. 13-17). Diz que ele será reduzido a cinzas. Satanás deixará de existir. Isto é uma boa notícia!

Ninguém escapará do fogo destruidor se não entregar o seu coração a Cristo, antes d´Ele voltar.

Isaías 47:14 “Eis que são como restolho; o logo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; pois não é um braseiro com que se aquecer, nem fogo para se sentar junto dele.” O fogo queimará tudo de tal maneira que nem um carvão ou brasa ficará. O fogo transformará tudo em cinzas.

O que acontecerá aos ímpios que foram reduzidos a cinzas?
Salmo 37:20
“Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.”
Salmo 37:10 “Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.”
Deixarão de existir. Foram reduzidos a cinza e fumo. Não existirão mais. Se tivesse de os procurar não os poderia encontrar porque eles foram destruídos.

Provavelmente já ouviu dizer que os perdidos arderão no inferno por toda a eternidade, e sofrerão esta tortura para sempre. Essa ideia tem sido muito divulgada. Mas, através destes textos, podemos ver que ela não está na Bíblia.

Estou contente com a verdade que acabámos de ler na Bíblia, Deus castiga as pessoas pelos seus pecados, mas não são torturadas para sempre. Ele dá-lhes o salário do pecado, que é a morte, no fogo final (Romanos 6:23). Eles serão reduzidos a cinza e morrerão.

Vamos ver alguns dos textos que deram, a algumas pessoas, a ideia errada de que o fogo nunca acaba. Existem apenas dois, em comparação com os 182 textos que dizem que o inferno traz aniquilação.

Apocalipse 14:9-11
9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão,
10 Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome.
Este é o primeiro texto que parece dizer que os ímpios não são reduzidos a cinza.

Apocalipse 20:10 “e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.”

Vou dar-lhe orientações para saber como interpretar a Bíblia. Quando tiver muitos textos que dizem uma coisa, e apenas uns pouvos que parecem dizer o contrário, então precisa de dar mais atenção aos que estão em minoria para descobrir a correspondência que existe entre eles e os outros em maioria. A Bíblia nunca se contradiz.

O ponto-chave aqui nestes dois textos tem a ver com o significado da expressão “para sempre.” A Bíblia usa a expressão “para sempre” mais de 57 vezes para se referir às coisas que já terminaram. Nós usamos “sempre” da mesma forma para significar enquanto dura.

Vejamos alguns exemplos:
Êxodo 21:6 “então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.”

Um escravo para sempre. Esta pessoa foi escrava até morrer. Aqui “para sempre” significa até morrer.

1ª Samuel 1:22,28
22 Ana, porém, não subiu, pois disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então e levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
28 Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor.

Samuel tinha de ficar no templo “para sempre”. Mas a sua mãe explicou o que ela queria dizer com isto: “por todos os dias que viver.” O “para sempre” dele no templo terminou quando ele morreu.

Jonas 1:17 e 2:6

1:17 Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

2:6 Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida.

Jonas esteve na barriga da baleia durante três dias, mas pareceu-lhe que esteve ali “para sempre”. Para sempre terminou ao fim de três dias.

Os pecadores não convertidos arderão até ficarem reduzidos a cinzas e deixarem de existir. O “para sempre” deles é até morrerem e, depois, o efeito do fogo é que eles desaparecerão para sempre.

Outra expressão semelhante a “para sempre” que tem confundido algumas pessoas é “fogo eterno”. Pode encontrá-la mencionada em:

Judas 1:6,7
6 Aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,
7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
O que é que este “fogo eterno” significa? Repare que este texto diz que Sodoma e Gomorra sofreram o fogo eterno. Compare este versículo com:

2ª Pedro 2:4-6
4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
5 Se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
6 Se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente.

O mesmo tópico e as mesmas palavras, mas este texto deixa bem claro que o fogo eterno transforma as coisas em cinzas. Os efeitos do fogo são eternos. Se eu queimar um pedaço de papel, ele será consumido e reduzido a cinza e fumo. Nunca mais poderia substituí-lo. Teria desaparecido. O fogo ardente seria um fogo eterno.

Se houvesse apenas um texto para explicar claramente este assunto, o texto mais apreciado da Bíblia seria suficiente.
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O que acontece aos perdidos? Morrem. O que acontece aos salvos? Têm vida.

Não existem dois lugares onde passar a vida eterna. Ou somos destruídos OU vamos para o Céu. A Bíblia deixa bem claro qual é o único grupo que recebe vida eterna – os salvos. Pode ver isto noutros textos também. Vejamos:
1ª João 5:12 “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”

Só aqueles que aceitam Jesus como Senhor e Salvador têm vida eterna.

Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
O salário do pecado é a morte. O dom de Deus é a vida eterna através de Jesus. Aqueles que não têm Jesus recebem o salário do pecado, que é a morte. Aqueles que, seguem verdadeiramente Jesus recebem o dom de Deus - vida eterna. As pessoas ímpias não têm vida eterna. Elas morrem e deixam de existir, porque ficam reduzidas a cinza. Só os salvos recebem vida eterna. Vivem eternamente com Jesus.

Todos temos duas opções: a perdição ou a salvação. Recebemos o dom da vida eterna porque seguimos Jesus, ou recebemos o salário do pecado, acabando por arder no fogo do inferno até que fiquemos reduzidos a cinza e morramos para sempre. É um pensamento solene. Mas é a realidade da nossa existência. É por isso que é tão importante procurar o Senhor e pedir-Lhe que o Seu Espírito nos guie através da Sua palavra.

Tem sentido que Deus o/a guia nos nossos estudos?

Posso fazer-lhe uma pergunta? Se morresse agora mesmo, ou se Jesus voltasse já, qual seria o seu destino? O Céu ou o inferno? Tudo depende da aceitação ou rejeição de Jesus Cristo como Senhor e Amo da sua vida.
Deus o/a abençoe.

Sem comentários: