27.10.09

SANTIFICAÇÃO: OBRA DE DEUS OU DO HOMEM? AMBOS!

"Esta é a vontade de Deus para a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição"( 1Ts 4:3 ).
É possível ao homem santificar-se a si mesmo?
Este versículo é muito utilizado por aqueles que defendem a santificação progressiva. Dentre eles temos o Dr. Bancroft "A justificação difere da santificação no seguinte: aquela é um ato instantâneo e que não comporta progressão; esta, é uma crise que visa a um processo - um ato que é instantâneo, mas que ao mesmo tempo traz em si a idéia de desenvolvimento até a consumação" Bancroft, Emery H., Teologia Elementar, 3º Ed. Editora EBR, pág. 262.
Por causa destas afirmações surgem muitas dúvidas: o homem consegue santifica-se? O homem consegue, segundo uma disposição interna, separar-se para Deus? Esta idéia é válida?
"Esta é a vontade de Deus para a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição" ( 1Ts 4:3 ).
Basta abster-se da prostituição que o homem alcançará a Santificação? É por meio da abstenção de certas condutas que o homem se santifica, ou é a vontade de Deus que executa esta obra?
Observando o contexto no qual foi inserido este versículo, verifica-se que Paulo, Timóteo e Silvano passam as considerações finais quando da escrita da carta aos Tessalonicenses "Finalmente, irmãos..." ( 1Ts 4:1 ).
Em seguida, eles passam a demonstrar uma verdade que não nos podemos furtar em observar: "Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como recebestes de nós, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, assim andai, para que abundais cada vez mais" ( 1Ts 4:1 ).
Sobre a maneira que o homem deve ‘viver’ e ‘agradar a Deus’ tratar-se da nova vida em Cristo proveniente do evangelho da graça, e não de questões comportamentais. O que os cristãos haviam recebido do apóstolo quanto ao viver e agradar a Deus? O evangelho de Cristo, que é poder de Deus (semente incorruptível) para todo aquele que crê ( Jo 1:12 ; 1Pe 1:23 ).
O evangelho foi entregue, “...recebestes de nós...” para que pudessem viver e agradar a Deus. Só é possível agradar a Deus após receber vida por meio da semente incorruptível, quando o homem é feito filho de Deus.
Como agradar a Deus, ou ser agradável a Deus? A resposta encontra na nova vida concedida aos que crêem. Somente os nascidos do Espírito podem agradar a Deus "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" ( Rm 8:8 ). Se os que estão na carne (os nascidos segundo a carne, filhos da ira, filhos da desobediência, descendentes de Adão) não podem agradar a Deus, somente os nascidos de semente incorruptível, que é a palavra de Deus, recebem poder para serem de novo criados segundo Deus em verdadeira justiça e santidade ( Ef 4:24 ).
Os cristãos já viviam em Espírito e agradavam a Deus, uma vez que já haviam crido em Cristo. Isto pode ser confirmado quando Paulo agradece a Deus pelos Tessalonicenses "... e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo..." ( 1Ts 1:3 ). Eles haviam assumido a condição de eleitos de Deus: "...reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição" ( 1Ts 1:4 ).
Em resumo, o verso 1 do capítulo 4 de Tessalonicenses apresenta o mesmo conceito presente na carta aos Gálatas e Efésios:
"Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz" ( Ef 5:8 );"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" ( Gl 5:25 );"...quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, assim andai..." ( Ts 4:1 ).
A maneira que o homem deve viver e agradar a Deus decorre do evangelho, o mandamento emitido pelo Senhor Jesus, conforme lemos no verso 2, do capítulo 4, da carta aos tessalonicenses: "Pois vós bem sabeis que mandamento vos temos dado pelo Senhor Jesus" ( 1Ts 4:2 ). Qual o mandamento de Deus? "Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo..." ( 1Jo 3:23 ).
Somente através deste mandamento se torna possível ao homem viver segundo o Espírito e tornar-se agradável a Deus. É neste evento, quando o homem passa a viver em Cristo, ao receber a condição de filho da Luz, que o homem se torna santo em Cristo.
O abster-se da prostituição não concede vida no Espírito, e nem torna os homens agradáveis a Deus. Abster-se da prostituição diz do andar no Espírito, que só é possível através da verdade do evangelho. Abster-se da prostituição refere-se ao andar do cristão na condição de filho da Luz.
"Ou seja, a vontade de Deus para os cristãos que já haviam alcançado uma nova condição através da oferta do corpo de Cristo (santos), é que se abstenham da prostituição"
Abster-se da prostituição não proporciona Salvação e nem mesmo a Santificação, pois Salvação, Justificação e Santificação somente são possíveis em Cristo. Porém, após alcançar a nova condição em Cristo, a vontade de Deus para os santificados é que se abstenham da prostituição. É o mesmo que dizer: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" ( Gl 5:25 ).
A santificação torna-se efetiva na nova vida que o homem adquire em Cristo através da fé (viver no Espírito), e agora, deve saber possuir o seu próprio corpo separado da concupiscência e corrupção que há no mundo (andar no Espírito) ( 1Ts 4:4 ).
Então resta uma pergunta: é a santificação obra de uma vida inteira? Ou, é a santificação para uma vida inteira?
“Não são feitas aos errantes entre os adventistas do sétimo dia adventências e reprovações porque a sua vida seja mais repreensível do que a de professos crisstãos das igrejas nominais, ou porqu o seu exemplo e atos sejam piores do que os dos adventistas que não prestam obediência aos reclamos da lei de Deus; mas porque eles têm grand luz, e porque, pela sua profissão de fé, se colcaram como o povo especial, escolhido de Deus, tendo a Sua lei escrita no coração. Eles mostram a sua lealdade ao Deus do Céu prestando obediência às leis do Seu governo. São representantes de Deus na Terra. Qualquer pecado que neles houver separa-os de Deus e, de modo especial, desora-Lhe o nome, pois dá aos inimigos da Sua lei ocasião de reprovar a Sua causa e Seu povo, o qual Ele chamou “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo aquirido” (1Ped. 2.9), a fim de que eles anunciem as virturdes d´Aquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. (Test. Select. Vol. 1, p. 264).

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