23.10.09

O ISRAEL ESPIRITUAL: FIM DO TEMPO

Muitos estudos acerca das profecias dão destaque à nação de Israel. No estudo de hoje vamos ver o que a Bíblia diz acerca do papel de Israel nos últimos dias.
Muitos pregadores acham que Israel desempenha um papel primordial nos últimos dias. Infelizmente isso deixa de lado alguns factos importantes acerca de Israel. Hoje constataremos que Israel está envolvido na profecia dos últimos dias. Vamos começar por ver um pouco daquilo que aconteceu quando Deus chamou Israel à existência.
Génesis 32: 27,28 “Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacob. Então disse: Não te chamarás mais Jacob, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.”
É aqui que lemos pela primeira vez o nome “Israel”. É o nome dado a Jacob aquando da sua conversão. O nome significa vencedor e foi-lhe dado porque ele se converte, depois de ter lutado com o Anjo do Senhor. O nome significa vencedor e foi-lhe dado porque ele venceu a sua natureza pecaminosa. Nos tempos bíblicos, os nomes eram dados para descrever o carácter da pessoa, o seu trabalho ou destino. Só vencendo o pecado é que a nação de Israel poderia ver as promessas de Deus cumpridas.Vamos ler algumas das muitas promessas feitas a Israel.
Génesis 12:1-3
"1 Ora, o Senhor disse a Abrão (só mais tarde o nome é mudado para Abraão): Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."
Leiamos ainda Génesis 12:7 “Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: à tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.”
Esta é a promessa original feita a Abraão de que Deus faria dele uma grande nação. Veja as duas partes desta promessa. Em primeiro lugar Deus diz que lhes dará uma terra. Em segundo, Ele promete dar a Abraão filhos, ou semente.
Génesis 15:5 “Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência”
Génesis 15:8 “Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la”
Deus faz um acordo (concerto) com Abraão a que chama concerto perpétuo. Algumas pessoas interpretam isto dizendo que Deus abençoará Israel para sempre. Mas esquecem-se que um concerto ou acordo tem dois lados. Cada pessoa tem de cumprir a sua parte no contrato. Veja no versículo seguinte porque é que Deus fez o contrato com Abraão.
Génesis 22:18 “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Abraão era obediente a Deus. Deus prometeu que abençoaria Abraão e a sua semente se eles lhe obedecessem.O que muitos não reconhecem é que nos podemos optar por não cumprir o acordo. Isto foi o que Israel fez repetidamente. Vezes sem conta Deus tentou ajudar Israel a arrepender-se e a segui-l`O. Mas rejeitaram-n`O repetidamente. A sua história é um registo de apostasia, arrependimento, regressar a Deus e depois apostasia de novo. Deus apenas podia cumprir enviando-lhes as bênçãos prometidas se Lhe fosse fiéis.Veja como as bênçãos de Deus para uma nação são consideradas pela obediência.
Jeremias 18:5-10
“5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir,
8 e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe.
9 E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar,
10 se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer.”
Jeremias escreveu quando Israel estava a passar por apostasia profunda. No entanto, eles pensavam que Deus não permitiria que eles fossem amaldiçoados porque eram o Seu povo. Mas Deus diz a Jeremias que faça o seu povo saber que as promessas dependem da sua obediência. Infelizmente, Israel não se voltou para Deus e Ele permitiu que eles fossem levados prisioneiros. Foi nesta altura que Daniel foi levado como cativo para Babilónia.
Depois de sair de Babilónia, Israel não confiava em Deus. Foi apenas uma questão de tempo até eles se desviarem d´Ele de novo. Esta era a última oportunidade para se arrependerem e permitirem que Deus os usasse para o Seu objectivo.
Daniel 9:24 “Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.”
Deus disse que lhes daria 70 semanas proféticas, ou 490 anos literais, para decidirem se queriam segui-lO.Infelizmente, a nação de Israel rejeitou o objectivo de Deus para eles. Vamos ver o que Jesus disse que isto significaria.
Mateus 21:43-45:
“43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.
44 E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.
45 Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava.”
Jesus disse a Israel que o reino lhes seria tirado e seria dado a outra nação que mostrasse os frutos da obediência.
Vamos ler 1ª Pedro 2:5-10:
“5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina,
8 e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.”
Quem é esta nação que receberia o reino? Pedro está a escrever aos gentios convertidos ao cristianismo. Repare que no versículo 10 ele diz: “Vós, que outrora nem éreis povo, e agora sois (povo) de Deus”.
Quando a nação de Israel rejeitou o objectivo de Deus para ela, Ele levou o Evangelho aos gentios. A igreja cristã é agora a nação de Deus. É a casa e o templo de espiritual. Somos sacerdotes espirituais. As promessas para o Israel literal são espiritualmente cumpridas no Israel espiritual, e em todos aqueles que aceitarem Jesus – judeu ou gentio convertido.
Vamos ver a forma como isto é repetidamente enfatizado no Novo Testamento.
Romanos 2:28-29
ver“28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.”
O verdadeiro judeu não é aquele que nasceu de um judeu, mas é aquele que nasceu de novo como cristão. Isto não significa que os judeus literais não possam ser salvos. Eles podem tornar-se herdeiros das promessas de Deus como qualquer outra pessoa, se nascerem de novo no reino de Deus.
Efésios 2:11-14 ler“11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens,
12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade”
Quando nascemos de novo, nós os cristãos gentios, tornamo-nos um com os judeus cristãos. Somos todos um em Cristo.
Efésios 2:19-22
19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;
21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor,
22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”
Somos concidadãos se temos por base Jesus Cristo. O Novo Testamento pega nas profecias do Velho Testamento acerca da reconstrução do templo e aplica-se a Deus que reconstrói a sua Igreja. Não se aplicam à reconstrução literal do templo de Jerusalém.
Gálatas 3:26-29
ler“26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
27 Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo vos revestistes de Cristo.
28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”Somos a semente de Abraão se nascermos de novo e formos baptizados em Jesus. Aqueles que são de Cristo são herdeiros das promessas de Deus. Como é que um judeu ateu pode ser um herdeiro das promessas de Deus se nem acredita em Deus? Não pode. Mas é isto que algumas pessoas ensinam. O verdadeiro Israel de Deus, nos dias do Novo Testamento, é composto por todos aqueles que aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador.
Quais são as promessas feitas a Israel que nós herdámos?
Génesis 12:1-3,7:
“1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.”
Em primeiro lugar, Deus diz que nos dará uma terra. Em segundo, Ele promete dar a Terra à semente de Abraão.
Segundo o Novo Testamento quem é esta semente? E que terra é esta?
Gálatas 3:16 “Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo.”
A semente a quem é feita a promessa é Jesus. Ele é o único que poderia cumprir na perfeição a condição da obediência. Graças ao mérito da sua vida perfeita e morte, todos aqueles que estão “em Cristo”, ou seja, que aceitaram Cristo e foram baptizados no Seu nome, receberão a promessa.
E que promessa é esta? Que herdariam a terra. Que terra é esta que Deus está a prometer? A Bíblia diz-nos:
Hebreus 11:8-10, 13-16
ler:“8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacob, herdeiros com ele da mesma promessa;
10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquitecto e edificador é Deus.”
Ler:“13 Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria.
15 E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar.
16 Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.”
Abraão deixou a sua casa em Ur dos Caldeus porque Deus lhe prometeu uma terra e uma cidade. Qual era a cidade que ele esperava verdadeiramente? Não era uma cidade terrena. O versículo 10 diz que ele procurava uma "cidade" cujo construtor era Deus. Depois, no versículo 13, diz que ele morreu sem receber a promessa. E no versículo 16 revela que ele procurava uma pátria celestial e não terrena.
Nós também somos estranhos e peregrinos nesta Terra. Deus destinou-nos para o Céu. Não nos devemos concentrar no Israel literal para o cumprimento da promessa. Em vez disso, deveríamos estar a contemplar a Igreja cristã. Deus irá levar-nos para o Céu, quer se seja judeu ou gentio, se estivermos em Cristo.
Já entregou a sua vida a Cristo? Está preparado/a para ir para o Céu? Está a permitir o que Ele mais deseja, ser o Senhor da sua vida?
Escute Deus e fale com Ele diga-lhe o que sente e a Sua presença vai senti-la de uma forma muito sublime.

Sem comentários: