20.9.09

A IGREJA DA PROFECIA

NO meio do emaranhado eclesiástico, produto de uma infinidade de denominações e grupos esparsos que reivindicam para si o direito de ser reconhecidos como a igreja verdadeira, muitas pessoas sinceras ficam desorientadas. Graças a Deus, o Testemunho Fiel e Verdadeiro indica nas Sagradas Escrituras as características distintivas que nos permitem identificar o remanescente fiel. O estudo da Palavra de Deus não é apenas mais uma igreja: é a Igreja da Profecia.
1- Surgiu no tempo profético. Quando em 1844 o relógio profético indicou o cumprimento dos 2.300 dias e Cristo passou do lugar santo para o santíssimo no santuário celestial, ele surgiu como remanescente fiel, restaurando as verdades lançadas por terra durante os séculos de apostasia.
2- Surgiu de acordo com o modelo profético, predito na profecia do desapontamento (Apoc. 10), através do qual Deus Se propunha tirar o Seu remanescente fiel das diversas congregações possuidoras de doutrinas erróneas cristalizadas e, louvado seja Deus! Cumprido o tempo, e de acordo com o plano divino, o desapontamento de 1844 permitiu que, procedentes de todas as igrejas, surgisse o povo de Deus.
3- Surgiu guiada pelo dom profético, de acordo com o que estava profetizado em Apocalipse 12:17; 19.10. durante setenta anos, manifestou Deus o dom de profecia por meio da Sua serva Ellen G. White, trouxe-nos valiosíssima orientação divina através de mais de dois mil sonhos e visões, dando estabilidade e solidez ao crescimento do Remanescente Fiel.
4- Surgiu com a mensagem profética para esta hora profética. A mensagem do livro do Apocalipse contém de maneira saliente a Verdade Presente, mas o Apocalipse contém de forma saliente a Verdade para os nossos dias. É certo que noutras partes das Escrituras encontramos a Verdade Presente, mas Apoc. 1:19 diz-nos que o livro do Apocalipse possui a revelação das coisas “que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer.
Ellen G. White diz que “deve haver estudo mais acurado e mais diligente do Apocalipse, e apresentação mais fervorosa das verdades que contém – verdades que concernem a todos quantos vivem nestes últimos dias.” Evangelismo, p. 197.
5- Surgiu com a missão profética. Ao ser-nos dito em Apocalipse 10 que Deus suscitaria o Seu Remanescente Fiel por meio do desapontamento, fala-se também que Deus tinha um objectivo em vista: “E Ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis”. (Apoc. 10:11). A missão de proclamar a verdade restaurada não é uma questão de escolha. “Temos que proclamar ao mundo as grandes e solenes verdades do Apocalipse. Estas verdades têm que entrar nos próprios desígnios e princípios da Igreja de Deus.” – Evangelismo, p. 196.
“Em sentido especial foram os Adventistas do Sétimo Dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção… O mundo precisa ser advertido e o povo de Deus deve ser fiel ao legado que se lhe confiou.” Evangelismo, p. 119 e 120.
Não podemos renunciar a esses traços distintivos sem renunciar à nossa identidade de Remanescente Fiel. E darmos graças a Deus porque o Seu povo está colocando o coração e esforços no cumprimento amoroso da responsabilidade que lhe foi confiada.

Sem comentários: