24.5.09

A VERDADE PRESENTE E O TESTEMUNHO

Quando passamos pelo Espírito Santo a ter consciência que somos os possuidores da VERDADE PRESENTE, colocamos (foi o meus caso) a seguinte questão: “Que faço agora?”
O melhor que posso aconselhar, é o seguinte: Colocar-se de joelhos e em oração agradecer este precioso conhecimento da Divindade de Cristo, saber que a Salvação é únicamente pelos méritos de Cristo, Jesus é o nosso Único Intercessor junto ao Trono, a Gloriosa Vinda de Jesus está próxima, a Reformas da Saúde como fazendo parte das Três Mensagens Angélicas e a Santa Lei de Deus. Agradecer a Deus porque estas mensagens estão a ser proclamadas por todo o Mundo no poder do Espírito Santo.
Rogar o Espírito Santo para o usar como um instrumento da Sua preciosa Graça, levando aos que estão sem o conhecimento de Cristo a mensagem, seja através de um folheto, revista, livro. Um testemunho santificado. O que é o Testemunho Santificado?
O Testemunho Santificado, é falar aos outros de quem fui, a minha vida não tinha sentido, era vazia, a ausência da paz de Deus era o meu quinhão. Eu não sabia o valor que tinha aos olhos de Deus, não sabia verdadeiramente amar a minha família nem dava o devido valor às pessoas que me rodeavam. O Testemunho Santificado, é falar do que Cristo Jesus fez por mim. Hoje sou uma nova pessoa, sinto os atractivos do Céu. Tenho prazer em orar e ouvir Deus falar ao meu coração, Cristo encontrou-me e transformou-me como fez com Saulo de Tarso.
O Testemunho Santificado, é a esperança que Jesus vai voltar, Jesus diante do Trono, Jesus a prepar um lugar na Casa do Pai onde vou morar por mil anos e depois voltarei à Casa que foi preparada para os homens viverem, esta Terra Restaurada.

1 – Constacto na minha Igreja um Renovação Espiritual.
Os que têm a responsabilidade de dirigir a Obra de Deus a nível nacional e mundial estão a cerra fileiras nesta batalha da Proclamação da Verdade Presente. Constacto que os pastores despertam com um zêlo que antes eu não me tinha apercebido. Os membros da minha Igreja, estão a ter uma atitude de dependência do Espirito Santo e deixam de ter conversas frívolas.
Infelizmente, constacto também, que muito não se apercebem do sério da hora que estamos a viver:

"Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura." Testemunhos Para Ministros, pág. 112.

Não se deve negar que na história da Igreja Adventista, houve, em diferentes lugares e ocasiões, membros e pastores com mensagens que dividiram os membros da IASD. Todavia, estes eram sempre localizados, não atingindo a igreja como um todo. Dentre eles, citamos como mais relevantes o Dr. Kellogs, com o panteísmo em 1905, e mais recentemente Walter Rea e o seu livro “A Mentira Branca”, atacando Ellen G. White, e o Pr. Desmond Ford, que negava a doutrina do "santuário". Todavia, mesmo este último, que levou alguns pastores para fora das fileiras Adventistas, não atingiu a Igreja como um todo, ele foi como o “anjo que seduziu um terço dos anjos do céu”. Um terço significa que teve um grande impacto ente as fileiras dos fiíes, acabou porém com a máscara caída.

"Perguntei qual o sentido da sacudidura que eu acabava de presenciar e foi-me mostrado que fora causada pelo positivo testemunho motivado pelo conselho da Testemunha fiel, aos laodiceanos. Esse testemunho terá o seu efeito sobre o coração do que o recebe, levando-a a exaltar a norma e declarar a positiva verdade. Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 60.

Sim, a norma têm sido exaltada pelo povo da Igreja Adventista do Sétimo Dia de todo o mundo, e a oposição não terminou, ao contrário, à medida que nos aproximemos do tempo final Satanás mais enfurecido dominará o coração de alguns – ele é perito nessa arte – com consequências nefastas, mas este é também algo que estamos de sobreaviso:

"Haverá uma sacudidura entre o povo de Deus.... Será o resultado de recusar a verdade apresentada." ME, 2, pág. 113

2 - Haverá "sacudidura" na Igreja Adventista do Sétimo Dia?
"O peneiramento de Deus sacode multidões, como folhas secas.” Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 479.

"Satanás procura diligentemente desviar as almas dos princípios correctos. Multidões que professam pertencer à verdadeira igreja de Deus estão caindo sob os enganos do inimigo. Estão sendo levados a afastar-se da sua lealdade ao bendito e único Potentado." FEC, 489

Em todas as partes do mundo, levantam-se membros da igreja, leigos na sua grande maioria, muitos deles membros da 2ª e 3ª geração, que viveram vidas desordenadas relativamente aos princípios da Bíblia. Agora porém, ou na procura de um protagonismo despropositado, ou numa exaltação de uma espiritualidade que não vivem. Fazem apêlo a que todas as orações sejam de joelhos, apelam para que se abandone a Organizão tal como ela foi inspirada desde os primórdios e pretendem exaltar ministérios independentes.

Uma realidade que se espalha como o joio na ceara de trigo. É preciso que seja assim até ao tempo da Ceifa, só o Senhor conhece os corações. Terá já começado esse Tempo?

3 – Quem dá início à Sacudidura?
João Batista profetizou que Jesus limparia a Sua igreja (eira): "aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A Sua pá, Ele tem na mão e limpará completamente a Sua eira; recolherá o Seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível." Mat. 3:11, 12

"O povo de Deus será joeirado assim como é peneirado o trigo, até que toda palha se separe dos puros grãos de cereal." Meditações Maranata, 1977, pág. 50

"Haverá uma sacudidura da peneira. No devido tempo, a palha precisa ser separada do trigo. Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Este é precisamente o tempo em que o genuíno será o mais forte. Carta 46, 1887." Eventos Finais, pág. 173

A palha, como nuvem, será levada pelo vento, mesmo de lugares onde só vemos ricos campos de trigo. Serviço Cristão, pág. 49." Eventos Finais, pág. 180

"Oh, que dia está diante de nós! Que sacudidura haverá entre os que se dizem filhos de Deus! O injusto encontrar-se-á entre o justo. Os que têm grande luz e nela não têm andado, terão trevas correspondentes à luz que desprezaram. Necessitamos atender a lição contida nas palavras de Paulo: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." I Cor. 9:27. O inimigo está trabalhando diligentemente para ver quem poderá acrescentar às fileiras da apostasia; mas o Senhor logo virá, e muito breve cada caso será decidido para a eternidade. Aqueles cujas obras correspondem à luz que graciosamente lhes foi dada, serão contados do lado do Senhor." TM, pág. 163

4 – Estará este processo de joeirar a Igreja a atingir também os pastores e teólogos?

"Segundo o que Deus me mostrou, é preciso haver, entre os pastores, uma sacudidura, a fim de serem eliminados os negligentes, preguiçosos e comodistas, e permanecer um grupo fiel, puro e abnegado, que não busque seu bem-estar pessoal, mas administre fielmente na palavra e na doutrina, dispondo-se a sofrer e suportar todas as coisas por amor de Cristo, e salvar aqueles por quem Ele morreu. Sintam esses servos o "ai" que sobre eles pesa se não pregarem o evangelho, isso será o bastante; mas nem todos o sentem." TS, Vol. 1, pág. 35

"Estamos no tempo da sacudidura, tempo em que cada coisa que pode ser sacudida, sacudir-se-á. O Senhor não desculpará os que conhecem a verdade, se não obedecem a Seus mandamentos por palavra e acção." Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 547 e 548

"Começou a forte sacudidura e continuará, e todos os que não estiverem dispostos a assumir uma posição ousada e tenaz em prol da verdade, e a sacrificar-se por Deus e por Sua causa, serão joeirados. O anjo disse: "Achas que alguém será forçado a fazer sacrifícios? Não, absolutamente. Deverá ser uma oferta voluntária. Será preciso tudo para comprar o campo." Primeiros Escritos, págs. 50, 51

"Haverá uma sacudidura entre o povo de Deus.... Será o resultado de recusar a verdade apresentada." ME, 2, pág. 113

5 - Será a Igreja Adventista do Sétimo Dia rejeitada durante o processo da Sacudidura?
"Uma profunda e completa obra de reforma é necessária na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não é permitido que o mundo corrompa os princípios do povo de Deus, observador dos mandamentos. Devem os crentes exercer uma influência que dê testemunho do poder dos princípios celestiais. Os que se unem à igreja têm de dar prova de uma mudança de princípios. A menos que isso se faça, a menos que seja cuidadosamente preservada a linha de demarcação entre a igreja e o mundo, o resultado será a assimilação do mundo." Mente, Caráter e Personalidade, Vol. 2, pág. 559

"Durante anos tem sido acalentado um mau espírito, um espírito de orgulho, um desejo de preeminência. Isso agrada a Satanás e desonra a Deus. O Senhor requer uma reforma decisiva ... Renove o seu concerto com Deus, e Deus renovará o Seu concerto com ela. Que anjos e homens vejam que há perdão do pecado com Deus. Extraordinário poder divino precisa apossar-se das igrejas adventistas do sétimo dia. Precisa haver reconversão entre os membros, para que, como testemunhas de Deus, testemunhem do autorizado poder da verdade que santifica a vida. A igreja tem de ser renovada, purificada e santificada, de contrário a ira de Deus incidirá sobre ela com muito mais intensidade do que sobre os que nunca alegaram ser santos. Carta 63, 1903." Exaltai-O, 1992, pág. 302

6 – É na verdade a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a igreja de Deus na terra?
"Os Adventistas do Sétimo Dia foram escolhidos por Deus como um povo peculiar, separado do mundo. Com a grande talhadeira da verdade Ele os cortou da pedreira do mundo, e os ligou a Si. Tornou-os representantes Seus, e os chamou para serem embaixadores Seus na derradeira obra da salvação." Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 140.

"Sou instruída a dizer aos Adventistas do Sétimo Dia em todo o mundo: Deus chamou-nos como um povo para Lhe sermos um tesouro particular. Ele designou que Sua igreja na Terra esteja perfeitamente unida no Espírito e conselho do Senhor dos exércitos até ao fim do tempo." Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 397

Deus chamou-nos como um povo, a organização tal como está em vigor é de origem divina, a opinião pessoal não deve prevalecer contra o que Deus isntituiu.

"O poder humano e a humana força não estabeleceram a Igreja de Deus, nem a podem destruir. Sobre Cristo Jesus, a Rocha dos Séculos, foi a Igreja fundada, "e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Mat. 16:18. A presença de Deus dá estabilidade a Sua causa. "Não confieis em príncipes, nem em filhos dos homens", é a palavra a nós dirigida. " Profetas e Reis, págs. 595, 596

"Lembrai-vos de que o poder humano não estabeleceu a Igreja de Deus, nem pode o humano poder destruí-la. De século a século, o Espírito Santo é a transbordante fonte da vida. ... Há vitória para todos os que lutam legitimamente, em perfeita harmonia com a lei de Deus. Eles triunfarão sobre toda oposição." E Recebereis Poder, 1999, 372

"A Igreja é a fortaleza de Deus, a Sua cidade de refúgio, a qual Ele mantém num mundo revolto. Qualquer traição a seu sagrado depósito é traição Àquele que a comprou com o precioso sangue de Seu Filho unigênito. Através de toda a história do mundo, pessoas fiéis têm constituído a igreja na Terra." Nossa Alta Vocação, pág. 170

"A viva igreja de Deus, é individualmente um lugar onde Deus habita por meio do Espírito, a fim de que possa o homem tornar-se um templo bem construído, para habitação do Santo Espírito de Deus, e possa o Senhor Jesus Cristo habitar em seu ser íntimo, enobrecendo e santificando sua natureza humana por Seus atributos divinos, tornando o homem um templo do Deus, vivo. Manuscrito 193, 1898."

"Os que tiveram oportunidades para ouvir e aceitar a verdade, e se uniram à Igreja Adventista do Sétimo Dia, considerando-se o povo de Deus que guarda os mandamentos, mas não possuem mais vitalidade e consagração a Deus do que as igrejas nominais, serão atingidos pelas pragas de Deus tão verdadeiramente como as igrejas que se opõem a Sua lei." Eventos Finais, pág. 172

A história dos judeus foi escrita para advertência dos Adventistas do Sétimo Dia de hoje, para que não se considerem certos do favor de Deus por pertencerem à Igreja:

"O povo judeu acariciava a idéia de que eram os favoritos do Céu, e seriam sempre exaltados como igreja de Deus. Eram filhos de Abraão, declaravam, e o fundamento de sua prosperidade parecia-lhes tão firme, que desafiavam Terra e Céu para desapossá-los de seus direitos. Por sua conduta infiel, porém, estavam-se preparando para a condenação do Céu e separação de Deus." Parábolas de Jesus, pág. 294

"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário de Deus...?" "Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." I Coríntios 3:16, 17

Em sentido especial foram os Adventistas do Sétimo Dia postos no mundo como atalaias e portadores da luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção. Testemunhos Selectos, vol. 3, pág. 288.

Pelo testemunho acima, vemos que são considerados "Adventistas do Sétimo Dia" por Deus aqueles que proclamam a primeira, segunda e terceira mensagens angélicas.

7 – Torna-se evidente que a Igreja de Deus é composta pelo povo "Adventista do Sétimo Dia", significa que a Igreja não cairá durante o Tempo da Sacudidura como Igreja, mas sim alguns dos seus membros.

"A Igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora na sacudidura - a palha separada do trigo precioso. É esse um transe terrível, não obstante importa que tenha lugar." Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 380

8 – Quem receberá o “selo de Deus”?

A condição para que alguém receba o selo de Deus é claramente especificada nos testemunhos:

"Os que vencem o mundo, a carne e o diabo, serão os agraciados que receberão o selo do Deus vivo." Testemunhos Para Ministros, pág. 445

9 – Qual deve ser a nossa principal preocupação neste tempo que antecede a Vinda Gloriosa de Jesus?

"Nesta época, pouco antes da segunda vinda de Cristo nas nuvens do céu, deve ser efectuada uma obra como a de João [Baptista]. Deus chama homens que preparem um povo para permanecer em pé no grande dia do Senhor. ... Para transmitir tal mensagem como a de João precisamos ter uma experiência espiritual como a sua.” Testimonies, vol. 8, págs. 332 e 333. Eventos Finais, pág. 63

“Somos chamados a enfrentar aqueles que, apesar das reprovações e advertências específicas através dos Testemunhos têm seguido um mau caminho. Nós somos exortados por Deus a manter-nos separados e apartados destes homens que não têm dado atenção aos Seus avisos... Porque eles enganam, se possível, os próprios eleitos.” Carta 330, 11 de Novembro, 1906 & Manuscript Releases, vol. 7, 196

10 – Qual será a postura dos crentes verdadeiramente consagrados e dispostos a patilhar o Testemunho Santo?

“A minha atenção foi então dirigida ao grupo que eu vira e estava sendo fortemente sacudido. Foram-me mostrados os que eu antes vira a chorar e a orar com agonia de espírito. A multidão de anjos da guarda ao seu redor fora duplicada, e estavam revestidos de uma armadura da cabeça aos pés. Marchavam em perfeita ordem, semelhantes a um grupo de soldados. O seu rosto expressava o tremendo conflito que tinham travado, a luta angustiosa por que haviam passado. Contudo, o seu rosto, antes assinalado pela severa angústia íntima, resplandecia agora com a luz e glória do Céu. Finalmente tinham alcançado a vitória, e esta suscitava neles a mais profunda gratidão, e santa e piedosa alegria.
Diminuíra o número dos que faziam parte desse grupo. Ao serem sacudidos, alguns tinham sido lançados fora do caminho. Os descuidosos e indiferentes, que não se uniam com os que prezavam suficientemente a vitória e a salvação, para por elas lutar e angustiar-se com perseverança, não as alcançaram e foram deixados atrás, em trevas, e seu lugar foi imediatamente preenchido pelos que aceitavam a verdade e a ela se filiavam....Ouvi os que estavam revestidos da armadura falar sobre a verdade com grande poder. Isto produzia efeito. … Perguntei o que havia operado esta grande mudança Um anjo respondeu: "Foi a chuva serôdia, o refrigério pela presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo." Primeiros Escritos, pág. 271

11 – Qual será um dos meios mais eficazes para levar o Evangelho Eterno aos que estão em trevas?

Lembre-se da promessa de Jesus: "onde estiverem dois ou mais reunidos em Meu nome, ali Eu estarei". Reúna-se na sua casa com seus irmãos de fé, crentes na verdade presente. Os testemunhos recomendam a formação de pequenos grupos de estudo e trabalho:

"A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar. Se há na igreja grande número de membros, convém que se organizem em pequenos grupos a fim de trabalhar, não somente pelos membros da própria igreja, mas também pelos incrédulos. Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, organizem-se num grupo de obreiros. Mantenham indissolúvel seu laço de união, apegando-se uns aos outros com amor e unidade, animando-se mutuamente para avançar, adquirindo cada qual ânimo e força do auxílio dos outros." Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 84.

"O apóstolo [Paulo] sentia-se responsável em grande medida pelo bem-estar espiritual dos que se convertiam por seus labores. O seu desejo era que crescessem no conhecimento do único verdadeiro Deus, e de Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Não raro, no seu ministério, reunia-se ele com pequenos grupos de homens e mulheres que amavam a Jesus, inclinando-se com eles em oração, pedindo a Deus para lhes ensinar como se manterem em íntima comunhão com Ele. Muitas vezes tomava conselho com eles sobre os melhores métodos de dar a outros a luz da verdade evangélica. Muitas vezes, quando separados daqueles por quem assim havia trabalhado, suplicava a Deus para que os guardasse do mal, e os ajudasse a se manterem como missionários ativos e fervorosos." Actos dos Apóstolos, pág. 262

Escolha de líderes para os pequenos grupos:

"Para os pequenos grupos que abraçam a verdade, importa fazer arranjos que garantam a prosperidade da igreja. Poder-se-á nomear uma pessoa para dirigi-lo durante uma semana ou um mês, depois outra por algumas semanas, e assim diversas pessoas poderão sucessivamente ser experimentadas para depois se proceder a uma escolha judiciosa por voto da igreja da que se provar mais apta, para assumir as funções de dirigente; nunca, porém, por mais tempo do que um ano. Poderá então ser eleita outra ou a mesma pessoa poderá ser reeleita, caso o seu serviço se tenha provado uma bênção para a igreja." Testemunhos Seletos, Vol. 2, pág. 262

"Este é o nosso trabalho. Pequenos grupos devem sair para fazer a obra que Cristo indicou aos Seus discípulos. Enquanto trabalham como evangelistas podem eles visitar os doentes, orar com eles e, se necessário, tratar deles, não com medicamentos, mas com os remédios providos pela natureza." Conselhos Sobre Saúde, pág. 501

A igreja viva de Deus estará aguardando, vigiando e trabalhando. Ninguém deve ficar numa posição neutra. Todos devem representar a Cristo num esforço activo e sincero para salvar as almas que perecem. TM, 163

"O olhar de Jesus, estendendo-se através dos séculos, fixou-se no nosso tempo ao dizer Ele: "Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Luc. 19:42. Ainda é teu dia, ó igreja de Deus, a quem Ele tornou a depositária de Sua lei. Esse dia de confiança e provação está chegando ao fim. O Sol está declinando rapidamente. Dar-se-á o caso de que ele se ponha e que não saibas "o que à tua paz pertence"? Luc. 19:42. Terá de ser proferida a irrevogável sentença: "Mas, agora, isso está encoberto aos teus olhos"? Luc. 19:42. Carta B-58, 1887." Meditações Maranata, o Senhor Vem, pág. 262

Lembremo-nos amados, que o olhar de Jesus, atingiu-nos ao longo dos séculos, fixou-se no nosso tempo, e isto para nos exortar a um Testemunho Pessoal audaz, sincero, autêntico e isto significa: falar de quem eu era sem Jesus, quem eu sou com Jesus e a minha e suave esperança. Este é o povo da Verdade Presente.

Deus nos abençoe em Jesus.

Sem comentários: