15.5.09

O CORAÇÃO DA VERDADE PRESENTE


Para onde Foi e Onde Está Hoje Nosso Senhor Jesus Cristo?

Querido amigo, vamos fazer uma pequena viagem, com muita oração, seguindo os passos de Jesus, desde a cruz, para ver para onde Ele foi desde então, e onde está hoje, bem como o que está fazendo:
1 - Após a cruz, Jesus apareceu a Maria, subiu ao céu e depois voltou para estar com os discípulos:
"Recomendou-lhe Jesus: Não Me detenhas; porque ainda não subi para Meu Pai, mas vai ter com Meus irmãos e dize-lhes: Subo para Meu Pai e vosso Pai, para Meu Deus e vosso Deus." João 20:17

"Ao cair da tarde daquele dia, trancadas as portas onde estavam os discípulos...veio Jesus, pôs-Se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor" João 20:20


2 - Jesus ficou então quarenta dias com Eles, e então ascendeu novamente ao céu:
"Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. ...
Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas à vista deles, e uma nuvem O encobriu dos seus olhos." Actos 1:1-3, 9

3 - No dia de Pentecostes, 50 dias após sua ressurreição, foi ungido como sacerdote, recebendo a promessa do Espírito Santo e derramando-a sobre os discípulos:
Sabemos que o óleo representa o Espírito Santo, e Deus afirma que ungiu a Jesus como Sumo Sacerdote, assim como os Sumo Sacerdotes segundo o cerimonial levítico eram ungidos para começarem a oficiar como tais (Lev. 8:12):

"Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos Teus companheiros" Hebreus 1:9

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som...e apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas...
Então se levantou Pedro,...e erguendo a voz, advertiu-os nestes termos...
A este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado pois, a destra de Deus, tendo recebido a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis" Actos 2:1-3, 14, 32, 33

"Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte...embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisede que" Hebreus 5:7-9

4 - Jesus começou então a ministrar no santuário celestial em favor dos homens:
"Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal Sumo Sacerdote que se assentou à destra da Majestade nos céus, como ministro do Santuário que o Senhor erigiu, não o homem." Hebreus 8:1, 2

5 - Este santuário no céu era o original, do qual Deus solicitou a Moisés que fizesse uma cópia na terra:
"foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz Ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte." Hebreus 8:5

6 - A cópia, que corresponde portanto ao original, tinha a seguinte estrutura e disposição:
"Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar; depois do segundo véu se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos santos, tem um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança; e sobre ela, os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório." Hebreus 5:1-5

- No lugar santo, ficavam, o candeeiro, a mesa e o altar de incenso:

"Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde Me avistarei contigo. Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará." Ex. 30:6, 7

"Pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu, e acendeu sobre ele o incenso aromático, segundo ordenara Moisés" Ex. 40:26, 27

7 - O profeta João viu Jesus defronte aos candeeiros celestiais, que eram representados pelo candeeiro do santuário que Moisés fizera, após ver o modelo celestial, e estavam localizados no lugar denominado "Santo" (Heb. 9:2). Quando o profeta viu a Jesus, Ele estavam então no compartimento "Santo" do santuário celestial:

"Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a Filho de Homem, com veste talares e cingido, a altura do peito, com uma cinta de ouro" Apoc. 1:13 (Obs.: Jesus é chamado de o Filho do Homem dezenas de vezes no livro de Mateus. Como exemplo, citamos; Mateus 13:38, 41)

8 - Estando Jesus, no Santo, dá a revelação para João das sete igrejas - sete períodos proféticos que se estendem até o fim do tempo:
"Ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: ...Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas...Ao anjo da igreja de Éfeso escreve...Ao anjo da igreja em Esmirna escreve...Ao anjo da igreja em Laodicéia, escreve..." Apoc. 1:17, 19; 2:1, 8; 3:14

9 - Após avançar no tempo pelo período das sete igrejas, Jesus, com voz de trombeta (Ap. 1:10, 12, 13), convida a João a subir para outro compartimento, pois vão passar por uma porta, e ver o que ocorrerá no tempo do fim:
"Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas." Apoc. 4:1

10 - João relata que ao seguir a ordem de Jesus, portanto, avançar, encontra, no outro compartimento da santuário, o trono de Deus, onde ele vê a glória do Pai, que está assentado:
"Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardónio, e, ao redor do trono, há um arco íris semelhante, no aspecto, a esmeralda." Apoc. 4:3

O santuário só possui dois compartimentos. Jesus, quando estava ao lado dos sete candeeiros, portanto no santo, deu a João a visão das sete igrejas. Depois convidou-o para avançar para outro compartimento, onde estava o trono de Deus. O santuário, como vimos, possui apenas dois compartimentos, "Santo" e "Santíssimo". Uma vez que Jesus já estava no compartimento Santo quando deu a mensagem das sete igrejas, só pode ter se dirigido ao Santíssimo quando convida João a passar pela porta e avançar. A prova de que foi para o compartimento "Santíssimo" que eles avançaram se dá pelo fato de que neste compartimento eles encontram o trono de Deus.

11 - Chegando ao compartimento "Santíssimo" do santuário celestial, João vê não apenas Deus, o Pai, assentado em seu trono; vê também mais 24 tronos, nos quais estão assentados 24 anciãos:
"Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e, assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro" Apoc. 4:4

João, nesta mesma visão, vê também que há um livro na mão de Deus escrito por fora e por dentro, mas selado com sete selos:
"Vi, na mão direita d´Aquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos" Apoc. 5:1

Que livro é este que estava selado? A Bíblia claramente revela ser o livro de Daniel:
"Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até o tempo do fim, muitos o esquadrinharão e o saber se multiplicará" Daniel 12:4

João, em Apoc. 5:1, vê que o livro de Daniel, que havia sido selado, aparece na mão do Pai. Está escrito por dentro o por fora, o que mostra que partes do livro poderiam ser entendidas (as que estavam escritas por fora). O próprio profeta Daniel entendeu várias partes de seu livro (Dan 2:27-45; 4:19, 24-27; 5:17, 26-31). Mas houve partes que ele não entendeu, pois estavam seladas, se referiam a dias mui distantes (Dan. 8:26, 27; 10:14; 12:4, 8, 9), ao tempo do fim. As partes seladas somente poderiam ser entendidas no tempo do fim. Mas, em visão, João está neste tempo do fim, tanto que vê alguém como Cordeiro (Jesus), chegando-se ao lado do trono do Pai (no santíssimo), para abrir o livro:
"Vi também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatros seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto.... Veio, pois, e tomou o livro da mão direita dAquele que estava sentado no trono... Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos...” Apoc. 5:2-7; 6:1

“quando tomou o livro, ...os vinte e quatro anciãos se prostraram-se diante do Cordeiro” Apoc. 5:8

O Apocalipse narra o momento a partir do qual irá ser revelada a parte selada do livro de Daniel. Mostra um encontro do Filho do Homem (Jesus), o Cordeiro, com o Pai, que se encontra assentado no trono, no momento em que os 24 anciãos também encontram-se assentados. Esta passagem bíblica é paralela com a narração do livro de Daniel, que está sendo revelado aqui. Vejamos:
“Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; Sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o Seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio manava e saía de diante dele...assentou-se o tribunal e se abriram os livros...
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e O fizeram chegar até Ele.” Dan. 7:9, 10, 13

Como vimos, João vê o trono do Pai os 24 tronos e os anciãos assentados quando Jesus o convida a passar do compartimento “Santo” para o “Santíssimo”. Jesus já lhe tinha revelado as mensagens para as sete igrejas (sete períodos do povo de Deus até o tempo do fim), e agora convida João a ver o que acontecerá “depois destas coisas” (Apoc. 4:1), portanto, no tempo do fim. João então vê e Pai e os 24 anciãos assentados em tronos. Claramente, a visão de João é a mesma do profeta Daniel, que viu que “foram postos uns tronos” (Dan. 7:9), e o Pai, com o tribunal (os 24 anciãos de Apocalipse) se “assentou”, e se “abriram os livros” (Dan. 7:10).

João relata outra visão desta cena onde os livros foram abertos no lugar Santíssimo, onde está o trono do Pai, na qual Ele é visto assentado em Seu trono, no capítulo 20:
“Vi um grande trono branco e Aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros” Apoc. 20:12

Note como o relato de Daniel coincide com este de Apocalipse:

Daniel 7:10: “abriram-se os livros”
Apoc. 20:12: “se abriram livros”

Refere-se ao mesmo juízo, realizado no tempo do fim, quando Jesus está no compartimento Santíssimo do santuário celestial, como vimos (Apoc. 4:1, 2). Que este juízo se dá no céu é evidente, pois se processa diante do trono de Deus, e este sabemos que está no compartimento Santíssimo do santuário celestial (Apoc. 4:1, 2, 4). E que este juízo do tempo do fim se processa antes da vinda de Jesus à terra é claro pela revelação de Daniel, que mostra que somente após o tribunal estar assentado para juízo e o Filho de Homem vir até o Pai, que o reino é entregue aos santos (Dan. 7:13, 14)

Continuamos a ler o relato do juízo, no qual os livros são investigados neste tempo:
“...Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” Apoc. 20:12

Paulo afirma que neste juízo, além dos mortos que João viu serem julgados, os vivos também serão julgados:
“Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela Sua vinda e pelo seu reino” II Timóteo 4:1

Deus julgará a todos, por meio de Jesus: “e deu-Lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.“ João 5:27. Lembre-se que Daniel, na cena do juízo do capítulo 7 (verso 12) viu um semelhante a Filho do Homem chegando-se até o Pai. O profeta vê Ele chegando-se ao Pai para efectuar o julgamento, segundo a autoridade que recebeu.

Jesus efectua o juízo de investigação dos livros, mas julga segundo a vontade do Pai:
“o Meu juízo é justo, porque não procuro a Minha vontade, mas a vontade d´Aquele que Me enviou.”João 5:30

11.1 – São as acções dos homens registadas em livros, para que necessitem ser investigados em um juízo?
“o Senhor atentava e ouvia, havia um memorial escrito diante d´Ele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do Seu nome.” Mal. 3:16

“Por isso, Deus meu, lembra-te de mim e não apagues as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e para o Seu serviço.” Neemias 13:14


12 – Quem julgará e quem será julgado neste juízo?
“Quanto a vós, ó ovelhas Minhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.” Ezequiel 34:17

“E outra vez: O Senhor julgará o Seu povo.” Hebreus 10:30

Jesus continua assentado diante do trono do Pai, sobre as águas do rio que saem do Seu trono (Salmo 46:4) efectuando o juízo investigativo dos livros (Dan. 12:7). Quando terminar, se levantará, e haverá um grande tempo de angústia final, durante as sete pragas. Mas neste tempo, ao final das 7 pragas, será salvo o povo de Deus, todo o que, ao final do juízo investigativo, “se achar inscrito no livro”:
“Naquele tempo se levantará Miguel, o grande Príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro” Dan 12:1.

Os casos considerados neste juízo são apenas os do povo de Deus, pois os ímpios, juntamente com os anjos caídos serão julgados pelos próprios santos, junto com Jesus:
“Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?” II Coríntios 6:2

“Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” I Coríntios 6:3

“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” Apocalipse 20:4

Obs.: A prova de que o texto acima se refere a um juízo no qual se assentam santos que ainda vão estar no céu, após a vinda de Jesus e não que já estivessem lá desde agora, se dá pelo fato de que eles são mencionados como tendo vencido a besta e a sua imagem, e sabemos que a adoração da besta (observância do domingo católico) e da sua imagem nem ainda foi imposta – portanto, não há ainda hoje, santos vencedores da besta e da sua imagem.

13 – Qual é a regra, ou o padrão deste juízo?
“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus” Romanos 3:19

Todo aquele que for julgado indigno, terá seu nome riscado do livro da vida:
“Acrescenta iniquidade à iniquidade deles, e não encontrem eles absolvição na tua justiça. Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos.” Salmos 69:27, 28

14 – Qual é a mensagem que Deus ordena o povo do tempo do fim pregar?

“Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do Seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7

15 – Desde quando esta mensagem vem sendo pregada?
Desde 1844, pelos adventistas do sétimo dia, dizendo que o juízo investigativo dos livros de registo do povo professo de Deus já se iniciou. Já chegou, “é chegada” a hora do Seu juízo. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Observação final:
O livro de Apocalipse, no capítulo 5, está narrando o momento em que Jesus toma do Pai as partes do livro de Daniel que estavam encobertas, para revelar ao Seu povo. E ao abrir o livro aos seus servos, no tempo do fim, começam a se desenrolar os eventos descritos nos sete selos. Não é o tema no momento, mas poderíamos demonstrar com facilidade o cumprimento dos selos do Apocalipse na história do povo de Deus (adventista do sétimo dia), da forma como segue:

Primeiro selo: 1844 (quando o povo de Deus compreendeu as 2300 tardes e manhãs e a luz sobre o santuário)
Segundo selo: 1888 (rejeição da mensagem da Justiça de Cristo em Mineápolis)
Terceiro selo: 1931 (adopção da idolatria na denominação IASD, através do Yearbook)
Quarto selo: 1980 (oficialização da apostasia na Conferência de Dallas – 1980, inclusão oficial da trindade nas crenças fundamentais da igreja e perseguição de opositores)
Quinto selo: ? A partir da lei dominical, até início do juízo dos vivos
Sexto selo: Juízo dos vivos dos 144.000
Sétimo selo: Período de aliança de Deus com Seu povo
Sexto selosegunda parte: Segunda Vinda de Cristo
Tome a decisão de aceitar esta doutrina, é seguramente o centro da Bíblia. Aceitá-la é postar-se na atitude de Noé, ser instrumento de Deus para proclamar no nosso tempo uma mensagem fundamental. Mensagem de preparação antes que a Vinda de Jesus venha! Aceite-a agora, aceite-a em nome de Jesus!

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