5.8.08

12 - RETORNO À PAZ EDÉNICA

O JOGO DA VIDA
Nestas três belas gravuras ilustrativas da partida da vida, Satanás, príncipe das trevas, é representado como estando a jogar com o homem por sua alma.
O cenário escolhido é um vasto recinto abobadado, cujo arco é embelezado por monstros, colados aos dois pilares, onde parecem arrastar-se. Ao lado esquerdo da gravura, próximo de Satanás, acha-se um leão de fauces abertas, pronto para, na primeira oportunidade, devorar a sua vítima.
A superfície superior de um túmulo está transformada em tabuleiro de xadrez, a cujo lado está sentado um homem, com a fronte apoiada na mão, e a fisionomia reflectindo a preocupação quanto ao próximo passo a dar.
Do outro lado, em frente, está Satanás sentado, queixo apoiado na mão, cabelos e barba eriçados, todas as feições exprimindo astuta intenção e o desígnio de observar todo o movimento, aproveitar-se de todo erro, e ganhar, se possível.
Sob o arco, ao fundo, acha-se um belo anjo, desapercebido de ambos os jogadores, mas observando com vivo interesse o desenrolar da partida.

A DERROTA DA VIDA
Aí vemos os resultados da partida perdida. Satanás saiu vitorioso. Com olhar feroz e horrível, apodera-se da sua vítima com garra fatal como da própria morte, e aponta em triunfo aos infalíveis mas repugnantes indícios da destruição – caveira e ossos. Por entre fumo e chamas ergue-se a mão da ceifeira para ferir o homem com a sua seta envenenada.
Triste e desesperado, acha-se o homem sentado, rosto coberto, chora a sua derrota. Foi-se-lhe a esperança; desconhece a paz; sente a gélida garra do vitorioso inimigo. Com vivo pesar, pondera agora a perda da sua fé, a sua negligência da oração, a sua falta de estudo e obediência ao Livro-guia. A vida, com as suas oportunidades para obter a vida futura, foi desperdiçada; e agora, quando demasiado tarde para fazer emenda, vê os passos fatais que deu, e os seus grandes erros.
As figuras na parede mudaram de aspecto, parecem prestes a precipitar-se sobre o condenado e impotente homem. O leão também ficou mais feroz, e tem sede de sangue, ao passo que, a chorar, o anjo desvia-se tristemente da cena.
Todo este quadro é de inexprimível dor e pesar.

A VIDA VITORIOSA
Na cena final desta alegórica representação do conflito do homem com os poderes das trevas, pintamos o feliz resultado de uma fiel vida cristã.
Satanás foi derrotado, e fugiu.
O leão adormecido, a aberta Palavra de Deus, a cruz e a coroa, tudo fala de vitória.
Em vez de sentar-se desolado a prantear a derrota, o homem, com animoso aspecto e grato coração, ergue os olhos ao céu, e regozija-se por ter enfrentado e vencido o seu inimigo mortal.
Em lugar dos horríveis monstros da parede, vêem-se querubins, tendo grinaldas prontas para colocar na fronte do vencedor, ao passo que o anjo, jubiloso, aponta ao vencedor o seu inexcedível galardão.
Esta é a partida que, conscientes, ou não todos estão a jogar. O resultado, em ambos os casos, depende da maneira por que cada um enfrenta e fere o combate da vida, dia após dia. Todos podem ser vitoriosos, se assim o quiserem.
“Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” Provérbios 4:23.

PROMESSAS AO VENCEDOR
1- Quem vence o mundo?
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” 1ª João 5:4.
2- Na vitória de quem, pode o cristão regozijar-se sempre e animar-se?
“Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33.
3- Quem pode vencer o mundo, também?
“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” 1ª João 5:5.
4- Como podemos alcançar a vitória nesta vida?
“E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1ª João 5:4
5- Por meio de quem alcançamos a vitória?
“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Coríntios 15:57.
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que no amou.” Romanos 8:37.
6- Como venceu Cristo a tentação?
Pela Palavra de Deus – ver Mateus 4:1-11.
7- Como dizem as Escrituras que os santos venceram o inimigo?
“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do Seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” Apocalipse 12:11.
8- Com que nos diz o Apóstolo Paulo vencemos o mal?
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21.
9- Porque foi o nome de Jacob mudado para Israel?
“Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacob, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” Génesis 32:28.
10- Que promessas são feitas por Cristo ao vencedor?
a) Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
b) “O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:11.
c) “Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17.
d) “Ao que vencer, e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá: e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de Meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Apocalipse 2:26-28.
e) “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos.” Apocalipse 3:5.
f) “A quem vencer, Eu farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o me da cidade do Meus Deus a Nova Jerusalém, que desce do Céu do Meu Deus, e também o Meu novo nome.” Apocalipse 3:12.
g) “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono.” Apocalipse 3:21.
11- Em que promessa se resumem todas as outras?
“Quem vencer, herdará todas as coisas; e Eu serei o seu Deus, e ele será Meu filho.” Apocalipse 21:7.
Apelo. Eis as maravilhosas promessas, grandes e preciosas, ao vencedor, em número de sete. Elas abrangem tudo – vida eterna, saúde, felicidade e um eterno lar. Que mais se poderia pedir? Já aceitou a Jesus na sua vida? Já sente o céu no seu coração? Aceite agora a Jesus e será vitorioso!

O LAR DOS SALVOS
1- Para que fim foi criada a Terra?
(Isaías 45:18) – Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.
2- A quem deu Deus a Terra?
(Salmos 115:16) – Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.
3- Para que fim foi o homem criado?
(Salmos 8:6) – Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés – ver Génesis 1:26; Hebreus 2:8.
4- Como perdeu o homem o domínio da terra?
Pelo pecado. Romanos 5:12; 6:28.
5- Ao perder o homem o seu domínio, a quem o entregou?
(II Pedro 2:19) - Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
6- Ao tentar a Cristo, de que se arrogou Satanás ser proprietário?
(Lucas 4:4,5) – E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
7- Por intermédio de quem será restabelecido o primeiro domínio?
(Miquéias 4:8) – E a ti, ó torre do rebanho, fortaleza da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém.
Nota: A “torre do rebanho” é Cristo.
8- Porque disse Cristo são os mansos Bem-aventurados?
(Mateus 5:5) – Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Nota: Esta herança não pode ser realizada nesta terra; porque em geral os que são verdadeiramente mansos poucos bens terrestres possuem.
9- Quem diz David possuir maiores bens agora?
(Salmos 73:3-7) – Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
Nota: Possuem mais do que o seu coração pode desejar.
10- Onde serão os justos recompensados?
(Provérbios 11:31) – Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador!
11-Qual será a diferença entre o galardão do justo e o do ímpio?
(Salmos 37:34) – Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarreigados.
12- Que promessa foi feita a Abraão no tocante à terra?

Sem comentários: